Nº 60 | 17 dezembro 2021

Um ano sem tréguas

Pedro Queiroz | Diretor-Geral

Quando nos aproximamos a passos largos de 2022, é altura de fazermos um balanço do ano que termina. Não será necessário elencar as barreiras que a pandemia continuou a apresentar. Perante estas, e apesar das enormes dificuldades, a indústria agroalimentar esteve sempre empenhada em atuar e dar resposta ao seu compromisso com o consumidor.

A par deste cenário, continuámos a fazer face a desafios em áreas como a inovação e o desenvolvimento económico, a sustentabilidade ambiental e o eixo da alimentação, nutrição e saúde. E foi precisamente com olhos postos neste contexto de atualidade que a FIPA atuou ao longo de 2021.

Trabalhámos para reforçar a representatividade dos nossos Associados, a nível nacional e europeu, intervindo junto de parceiros e entidades de relevo e acreditando no valor da colaboração, como forma de afirmar o trabalho desenvolvido pela indústria agroalimentar.

Estivemos sempre disponíveis para dialogar. Promovemos o debate sobre o “Futuro da Alimentação – perspetivas, tendências, caminhos” e relevantes sessões de esclarecimento como os webinars em parceria com o iBet, com a Embaixada dos Estados Unidos em Portugal e com a ASAE. Participámos ativamente em eventos sobre temas como a circularidade, a produção local, a economia e competitividade, a política e inovação alimentar e a nutrição.

Acompanhámos e agimos mediante as atuais disrupções na cadeia de abastecimento, em colaboração com os diversos parceiros.

No contexto nacional e europeu, contribuímos com a posição do setor sobre temas tão distintos e específicos como os relacionados com o mercado nacional e o Plano de Recuperação e Resiliência, a política e segurança alimentar e as iniciativas no âmbito da Estratégia do “Prado ao Prato”, o combate ao desperdício alimentar, a circularidade e as embalagens e resíduos de embalagens.

Tal como prevíamos, este foi um ano que não deu tréguas, mas fomos proativos e participativos em dossiês estratégicos. No próximo ano esta dinâmica será mais relevante, dado que teremos, certamente, desafios renovados. Ainda em clima de instabilidade, temos a certeza de que temos de reforçar a nossa importância estratégica para o setor e para o país.


Canábis em debate

Inovação

Canábis em debate

Os desafios e oportunidades de inovação relacionadas com o uso da canábis, incluindo as possibilidades da sua utilização na área alimentar, estiveram em debate num webinar, organizado em conjunto pelo iBET e pela FIPA.
FoodSafety4EU promove Fórum

Inovação

FoodSafety4EU promove Fórum

O projeto europeu realizou o 1º “Pre-Forum”, um webinar que juntou vários intervenientes do sistema alimentar e que foi um importante momento para a construção do futuro “Fórum da Segurança Alimentar".


Abastecimento alimentar na Europa

Competitividade

Abastecimento alimentar na Europa

O Conselho Europeu aprovou, a 13 de dezembro, as conclusões sobre a proposta de plano de contingência para garantir o abastecimento alimentar e a segurança alimentar em toda a União Europeia.
FIPA coopera na avaliação de risco

Inovação

FIPA coopera na avaliação de risco

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, em cooperação com a FIPA, promoveu um webinar para esclarecer e apoiar os operadores da indústria na partilha de informação sobre avaliação de risco na cadeia alimentar.


União Europeia contra coação económica

Competitividade

União Europeia contra coação económica

A Comissão Europeia apresentou uma proposta para um novo instrumento com objetivo de combater o recurso à coação económica por parte de países terceiros.
ACIBEV lança campanha

Consumidor

ACIBEV lança campanha

A ACIBEV - Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal aposta na responsabilidade social e acaba de lançar a campanha televisiva "Vinho com Moderação 2021", que irá decorrer até ao dia 31 de dezembro.