Competitividade

Abastecimento alimentar na Europa

14.12.2021 |

O Conselho Europeu, através do conjunto de ministros da Agricultura, aprovou, a 13 de dezembro, as conclusões sobre a proposta de plano de contingência para garantir o abastecimento alimentar e a segurança alimentar em toda a União Europeia.

Desenvolvido pela Comissão como parte da estratégia "Do Prado ao Prato", este plano pretende ajudar a UE a enfrentar os impactos de desafios e barreiras, como fenómenos meteorológicos extremos, questões relacionadas como saúde animal e vegetal, escassez de fatores de produção essenciais, tais como fertilizantes, energia e mão-de-obra.

Entre as conclusões apresentadas, o Conselho reconhece a necessidade de proteger o sistema alimentar da Europa contra riscos potenciais, sendo que, embora os mecanismos existentes tenham conseguido mitigar os efeitos da pandemia, sublinha que é necessário ir mais além.

Neste contexto, é salientada a importância da garantia da mobilidade transfronteiriça de pessoas, bens, serviços e capitais em casos de crise no enquadramento do mercado único.

No comunicado divulgado, os Ministros reconhecem também a necessidade de reforçar e desenvolver os instrumentos existentes para fazer face a questões de segurança alimentar e de respeitar as competências nacionais, de acordo com o princípio da subsidiariedade. Finalmente, salientam a importância de uma comunicação eficaz com as partes interessadas e o público em geral para combater a desinformação e manter a confiança do público.

Mais informações disponíveis aqui.

 

dados estatísticos

Exportações Indústria Alimentar (milhões de euros)

  • 660
  • 624

Exportações 2024 - 2025

  • 666
  • 624

Subscreva a nossa newsletter

Acompanhe todas as novidades

Subscrever
Linkedin
mail