Competitividade

Abastecimento alimentar na Europa

14/12/2021 |

O Conselho Europeu, através do conjunto de ministros da Agricultura, aprovou, a 13 de dezembro, as conclusões sobre a proposta de plano de contingência para garantir o abastecimento alimentar e a segurança alimentar em toda a União Europeia.

Desenvolvido pela Comissão como parte da estratégia "Do Prado ao Prato", este plano pretende ajudar a UE a enfrentar os impactos de desafios e barreiras, como fenómenos meteorológicos extremos, questões relacionadas como saúde animal e vegetal, escassez de fatores de produção essenciais, tais como fertilizantes, energia e mão-de-obra.

Entre as conclusões apresentadas, o Conselho reconhece a necessidade de proteger o sistema alimentar da Europa contra riscos potenciais, sendo que, embora os mecanismos existentes tenham conseguido mitigar os efeitos da pandemia, sublinha que é necessário ir mais além.

Neste contexto, é salientada a importância da garantia da mobilidade transfronteiriça de pessoas, bens, serviços e capitais em casos de crise no enquadramento do mercado único.

No comunicado divulgado, os Ministros reconhecem também a necessidade de reforçar e desenvolver os instrumentos existentes para fazer face a questões de segurança alimentar e de respeitar as competências nacionais, de acordo com o princípio da subsidiariedade. Finalmente, salientam a importância de uma comunicação eficaz com as partes interessadas e o público em geral para combater a desinformação e manter a confiança do público.

Mais informações disponíveis aqui.

 

dados estatísticos

Exportações Indústria Alimentar (milhões de euros)

  • 502
  • 530
  • 583
  • 537

Exportações 2021 - 2022

  • 443
  • 537

FIPA NOTÍCIAS

>
Remova aqui o seu email
FIPA - Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares
Remova aqui o seu email
Linkedin
mail