FIPA | ​Prioridades Estratégicas 2019-2023

A indústria agroalimentar é cada vez mais um setor estratégico para Portugal, quer ao nível económico, do emprego, do desenvolvimento regional, quer da autossuficiência alimentar, entre outros. Os próximos anos não irão certamente abrandar a complexidade dos desafios que se têm vindo a colocar a toda a economia nacional e, em particular, à indústria agroalimentar.  Com o objetivo de dar a conhecer as nossas prioridades estratégicas desenvolvemos um documento que descreve os principais eixos de competitividade do setor: "Um compromisso nacional para a indústria agroalimentar".

 

FIPA | Políticas para a Exportação

A Indústria Portuguesa Agroalimentar tem sido confrontada com enormes desafios, nomeadamente ao nível dos seus fatores de competitividade e da sua relação com a sociedade e o meio ambiente. De forma particular, o caminho para a exportação e a internacionalização das empresas nacionais, como forma de conquista de novas oportunidades, torna-se uma inevitabilidade. Estamos empenhados em liderar uma reforçada dinâmica do setor e, com este intuito, desenvolvemos um documento dedicado às “Políticas para a Exportação e Internacionalização da Indústria Agroalimentar – Contributos para uma Visão Estratégica”.

 

FIPA | Ambição 2020 - na rota do crescimento

A FIPA desenvolveu, em parceria com a Deloitte, um estudo que foi apresentado no final de 2014, que apresentou cinco ideias-chave:

  1. Estratégia de exportação para a internacionalização

  2. Inovação e diferenciação do portfolio de marcas nacionais

  3. Capacitação interna das empresas

  4. Fomento do efeito fileira

  5. Estratégia Go-To-Market

O estudo completo pode ser consultado aqui.

 


CIP | Estudo sobre a Carga Fiscal em Portugal

A CIP desenvolveu, em parceria com a EY Portugal e a Sérvulo & Associados, o Estudo sobre a Carga Fiscal em Portugal, no qual pretendeu fazer uma análise completa da efetiva carga fiscal incidente sobre o tecido empresarial português. O documento completo pode ser consultado aqui.

 


FOODDRINKEUROPE |  Prioridades para as instituições da UE​ 2019-2024

​​​

A publicação da FoodDrinkEurope descreve de maneira clara e concisa as principais prioridades da indústria de alimentos e bebidas em quatro pilares: 1) para um mercado único com um objetivo; 2) alimentar a economia da Europa; 3) atender às necessidades dos consumidores; 4) crescendo de maneira sustentável. O relatório concentra-se em dossiês legislativos importantes e questões sobre as quais os legisladores terão influência direta ou indireta. Pode aceder ao documento aqui.

 

FOODDRINKEUROPE |  PRIORIDADES PARA UM QUADRO DE POLÍTICAS PARA APOIAR AS PME

Existem 289 mil empresas de alimentos e bebidas na Europa; nove em cada dez são pequenas e médias empresas (PME). ​Estão presentes em todas as regiões e representam tradição e inovação na nossa indústria. Pode aceder ao documento aqui.

 

FOODDRINKEUROPE |  INDÚSTRIA ALIMENTAR COMPETITIVA PARA CRESCIMENTO E EMPREGO

A indústria de alimentos e bebidas é a maior indústria de transformação da Europa, o maior empregador e um dos principais players da nossa economia. No entanto, no atual clima económico, não há tempo para business as usual.  O setor deve, portanto, intensificar os seus esforços, particularmente em termos de comércio e inovação. ​Pode aceder ao documento aqui.

FIPA NOTÍCIAS

Remova aqui o seu email