Consórcio SPES

​O "Spread European Safety - European Economic Interest Grouping" (SPES GEIE) é um Agrupamento Europeu de Interesse Económico, fundado por 13 federações alimentares europeias, entre as quais a FIPA. O objetivo do SPES é facilitar e desenvolver as atividades dos seus membros relevantes para a promoção e execução a nível da União Europeia de estudos sobre a segurança e a qualidade dos alimentos ao longo da cadeia alimentar, bem como a utilização e divulgação dos resultados relevantes.

O Agrupamento foi constituído para facilitar a participação dos seus membros em atividades a serem realizadas no âmbito dos Programas da Quadro da UE (6º, 7º, Horizonte 2020), tais como ações de investigação, desenvolvimento tecnológico e demonstração, bem como a promoção e divulgação dos resultados.

Consulte aqui os projetos integrados no SPES.

 


FoodSafety4EU

 

Grant agreement ID: 101000613 | Início: 01/01/2021 | Fim: 31/12/2023 

O FoodSafety4EU pretende desenvolver e lançar novas ferramentas e uma plataforma digital para promover a segurança dos alimentos e apoiar a construção do futuro Sistema de Segurança Alimentar da Europa.

Será desenvolvido por um consórcio europeu composto por um conjunto de intervenientes de 23 países que operam, direta e indiretamente, na cadeia alimentar, desde autoridades de segurança alimentar, investigadores, federações da indústria agroalimentar, instituições europeias e representantes da sociedade civil.

O projeto será desenvolvido ao longo de três anos (2021-2023) é financiado pelo fundo europeu HORIZONTE 2020 e tem a coordenação do Consiglio Nazionale Delle Ricerche da Itália.

 


Life-RENDER

​​ 

Programa LIFE | Projeto nº LIFE16 ENV/ES/000173 | Início: 04/09/2017 | Fim: 30/09/2021 

Life-RENDER visa demonstrar em condições reais a viabilidade técnica, ambiental e económica de uma ferramenta inovadora que permita a realização de estudos conformes ao PEF e PEFCR por parte das PME do setor de Alimentos e Bebidas (A&B) e a identificação de medidas ambientais focadas. O projeto promoverá a implementação da Metodologia da Pegada Ambiental, a nível europeu, como ferramenta chave para avaliar e comunicar o desempenho ambiental do ciclo de vida aos consumidores e às partes interessadas.

Apoio financeiro: Contribuição EC LIFE+ PROGRAMME
​Referência: Com o contributo do Programa LIFE da União Europeia

 

FIPA NOTÍCIAS

Remova aqui o seu email