O Código de Boas Práticas Comerciais para a Cadeia de Abastecimento Agroalimentar é o resultado de um compromisso entre 6 grupos de interesses a nível nacional (APED - Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, CAP - Confederação dos Agricultores de Portugal, CCP - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, CIP - Confederação Empresarial de Portugal, CNA - Confederação Nacional de Agricultura e CONFAGRI - Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal), representativos de todos os elos da cadeia agroalimentar.
O que é o Código de Boas Práticas?
O Código de Boas Práticas na Cadeia Agroalimentar (CBPC) é uma iniciativa conjunta lançada por 6 associações/confederações nacionais com o objetivo de reforçar a equidade nas relações comerciais em toda a cadeia de abastecimento alimentar.
O CBPC está aberto a empresas da cadeia de abastecimento de produtos agroalimentares nacionais de todas as dimensões, incluindo empresas agrícolas, grossistas, de transformação de géneros alimentícios e retalhistas (incluindo empresas compradoras). O CBPC não se aplica a empresas de serviços (por ex., logística, embalamento, etc.) e o registo e participação no CBPC são totalmente gratuitos.
As grandes empresas têm de se registar de acordo com o chamado procedimento normal que exige que, quando se registem, cumpram com os Princípios de Boas Práticas e com 6 compromissos do processo.
As pequenas ou médias empresas podem-se registar de acordo com um processo simplificado (médias empresas) ou um processo livre de obrigações (microempresas ou pequenas empresas), o que significa que pode beneficiar do CBPC livre de quaisquer obrigações que poderiam representar vários obstáculos para a sua empresa. Estes procedimentos são explicados mais adiante.
Sendo assim, quais são os compromissos a que as grandes empresas são obrigadas?
Quando se registam, as grandes empresas confirmam que:
O CBPC exerce um impacte positivo em todas as empresas que têm relações comerciais verticais, incluindo empresas não registadas enquanto os seus grandes parceiros comerciais que se registaram se comprometeram a cumprir com os Princípios de Boas Práticas em todas as suas relações comerciais. Ao aderirem também concordam que a retaliação comercial é uma violação dos Princípios de Boas Práticas e dos seus compromissos do processo, podendo, portanto, serem objeto de sanções. Isto significa que não tem de recear quaisquer medidas por parte do seu parceiro comercial contra si, caso tenha uma queixa relativa ao seu contrato e siga os procedimentos de resolução de litígios.
No entanto, para beneficiar totalmente do CBPC, deve também registar-se porque, apenas quando se regista é que pode ter acesso total ao sistema de resolução de litígios e participar no inquérito anual sobre o CBPC para assegurar a sua eficácia.
Quem pode registar-se?
Todas as empresas da cadeia de abastecimento agroalimentar, incluindo as PME, podem subscrever o Código de Boas Práticas.
A inscrição não se aplica a empresas fornecedoras de serviços de apoio à atividade das empresas da cadeia de abastecimento agroalimentar (ex. Logística, embalagem, etc.).
Ao inscreverem-se os operadores económicos da cadeia de abastecimento agroalimentar comprometem-se voluntariamente a aplicar os Princípios e a aceitar diversas opções para a resolução de litígios.
A inscrição deve ser efetivada por um representante com poderes para vincular a empresa. Cada empresa inscrita nomeará também uma pessoa de contacto para o processo relativamente a quaisquer ações de seguimento, como a monitorização, por exemplo. Os nomes e os títulos dos representantes que efetuam a inscrição, bem como das pessoas de contacto para o processo, serão publicados.
Antes de se inscreverem, as empresas devem realizar uma autoavaliação, analisando os respetivos procedimentos internos, consoante seja adequado, a fim de garantirem a conformidade com os Princípios de Boas Práticas.
No momento da inscrição, as empresas confirmam que:
O ponto de contacto designado para resolução de litígios deve ser independente da negociação comercial, sendo responsável pelas questões relacionadas com a resolução de litígios.
O ponto de contacto para resolução dos litígios pode ser diferente da pessoa de contacto do processo acima referida. As empresas inscritas devem informar os parceiros comerciais da sua participação no quadro.
As empresas são livres de escolher os meios para o fazer (por exemplo, através de uma menção no contrato ou aviso por escrito nas salas de reunião das negociações).
As empresas inscritas serão incentivadas a prestar informações públicas sobre a participação e a implementação dos Princípios (por exemplo, no sítio Web da empresa, em publicações, etc.).
Caso a empresa não cumpra a totalidade das obrigações estabelecidas no Quadro de Implementação e os Princípios das Boas Práticas, poderá sinalizar a sua intenção de aderir ao mesmo enviando, para o Secretariado do CBPC, uma carta de intenções.
No momento do registo formal, as empresas devem confirmar o seu compromisso com as medidas necessárias para cumprir os princípios de boas práticas.
As empresas que tenham manifestado intenção de se inscrever, através de uma carta de intenções, deverão proceder ao registo formal no prazo de 6 meses.
Para proceder ao registo deverá fornecer os seguintes dados:
Resolução de Litígios
O Código de Boas Práticas na Cadeia Agroalimentar visa assegurar que as empresas abordem os litígios de forma justa e transparente. Fornece mecanismos de resolução de litígios no caso de uma alegada violação dos Princípios ou dos compromissos do processo estabelecidos no Quadro para a Implementação e aplicação dos Princípios de Boas Práticas.
O CBPC permite-lhe resolver diretamente um litígio com o seu parceiro comercial ou um mediador (litígio individual) ou, no caso de diversas empresas terem um problema com um e o mesmo parceiro, submeter conjuntamente uma queixa anónima (agregação de litígios).
Subscreva a nossa newsletter
Acompanhe todas as novidades
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os Termos e Condições e a Política de Privacidade aqui transcritos abrangem todo o site da FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (adiante designada por FIPA).
Termos e Condições e Política de Privacidade
Se alguma vez pretender entrar em contacto com a FIPA poderá fazê-lo:
por carta para a morada: Rua da Junqueira, nº 39 – Edifício Rosa 1.º piso, 1300-307 Lisboa
por telefone através do nº: +351 217 938 679
ou ainda através do e-mail indicado abaixo.
O acesso e a utilização deste site é da inteira responsabilidade do utilizador, e estão sujeitos à aceitação dos Termos e Condições e da Política de Privacidade aqui transcritos ao abrigo das Leis da República Portuguesa.
A FIPA pode alterar os Termos e Condições ou rever a Política de Privacidade aqui transcritos, sendo da responsabilidade do utilizador ler e rever os mesmos sempre que aceda ao site por forma a tomar conhecimento de quaisquer alterações efectuadas.
Termos e Condições
Copyright e outros direitos de propriedade
O conteúdo do site, incluindo desenhos, logótipos, texto, imagens, materiais áudio e de vídeo, é propriedade da FIPA, a menos que indicado de outro modo, e está protegido nos termos gerais de direito e pela legislação nacional e internacional de protecção da Propriedade Intelectual. Não é permitido exibir, reproduzir, distribuir, modificar, transmitir ou usar os conteúdos de forma alguma, para nenhum propósito público ou comercial sem o prévio e expresso consentimento por escrito da FIPA.
No entanto, o utilizador pode imprimir qualquer excerto de material contido neste site desde que o mesmo não seja alterado de maneira alguma, seja para uso pessoal e não-comercial, contemplando a indicação da fonte e dos direitos de autor, e desde que outra indicação de propriedade não seja removida.
Os conteúdos das páginas deste site estão protegidos por Direitos de Autor e Direitos Conexos, Direitos de Propriedade Industrial e pela Lei da Criminalidade Informática.
Algumas partes do site podem conter imagens que são alvo de direitos de copyright dos seus fornecedores (como por exemplo as fotos de banco de imagens).
Todas as marcas registadas (nomes de marca, logótipos) presentes neste site são propriedade ou utilizadas sob licença da FIPA.
Embora os dados pessoais que nos são fornecidos estejam ao abrigo do definido na Política de Privacidade aqui publicada, qualquer informação ou outro conteúdo que o utilizador transmita para estes sites, seja através de correio electrónico, mensagem para grupo de discussão, envio de ficheiros ou de outro modo, será considerado como não confidencial e não reservado. Ao transmitir conteúdos para este site, o utilizador automaticamente concede à FIPA todos os direitos e propriedades exclusivas sobre esses mesmos conteúdos, concordando na sua utilização livre e inequívoca.
Conteúdos e garantias
A informação presente neste site foi incluída de boa fé e serve exclusivamente para informação geral, sendo a sua utilização de risco exclusivo do utilizador.
Este site e seus conteúdos são fornecidos sem garantias de tipo algum, sejam garantias implícitas de comercialização, não-infração de direitos de terceiros e adequação a um propósito particular. Do mesmo modo, não é dada qualquer garantia de que o acesso a este site seja ininterrupto ou isento de erros, isento de vírus ou de outro material prejudicial, ou de que as informações neste site contidas sejam completas, precisas ou oportunas.
A FIPA reserva-se ao direito de realizar alterações e correcções, suspender ou encerrar o site quando considerar apropriado e sem necessidade de pré-aviso a qualquer membro ou entidade.
A FIPA não filtra ou monitoriza previamente o conteúdo transmitido a este site por terceiros e não é responsável pela filtragem ou monitorização de nenhum conteúdo deste tipo. Caso notificada, a FIPA pode investigar uma alegação de que o conteúdo transmitido a este site está a violar os Termos e Condições e pode determinar se fará com que a informação seja removida deste site.
A FIPA não assume responsabilidade ou obrigação por qualquer acção ou conteúdo transmitidos por ou entre o utilizador ou quaisquer terceiros dentro ou fora deste site.
Não obstante, o utilizador concorda em não transmitir a este site nenhum conteúdo ilícito, ameaçador, acusatório, difamatório, obsceno, escandaloso, pornográfico ou profano, ou qualquer outro conteúdo que possa constituir ou encorajar conduta que viole alguma lei. A FIPA cooperará plenamente com quaisquer autoridades competentes para a aplicação da lei ou despacho de tribunal solicitando ou ordenando à FIPA que revele a identidade ou ajude a identificar ou localizar qualquer pessoa que transmita tal conteúdo.
Responsabilidade, uso e risco
A FIPA e todos os seus responsáveis legais, directores e empregados, bem como qualquer outra parte envolvida na criação, produção, manutenção ou implementação deste site, não será responsável perante qualquer utilizador do site, por qualquer possível dano, prejuízo ou lesão (incluindo qualquer perda de lucro cessante e danos morais, indirecta, acidental ou consequente perda) que advenham da utilização correcta ou incorrecta deste site e seu conteúdo, do acesso ao computador ou sistema informático do utilizador por terceiros, vírus, etc.
Este site contem links para sites de terceiros. Estes links são fornecidos unicamente para a conveniência e acessibilidade do utilizador. A FIPA não endossa o conteúdo de qualquer desses sites de terceiros e não são responsáveis pelo conteúdo de qualquer desses sites. O acesso e visita a qualquer desses sites de terceiros são conduzidos por inteiro risco do utilizador.
Está expressamente proibida a utilização do site para fins ilegais ou quaisquer outros fins que possam ser considerados indignos da imagem da FIPA. A usurpação, contrafacção, aproveitamento do conteúdo usurpado ou contrafeito, a identificação ilegítima e a concorrência desleal são puníveis criminalmente.
É também proibido ao utilizador criar ou introduzir neste site quaisquer tipos de vírus ou programas que o danifiquem ou contaminem ou aconselhar terceiros a fazê-lo. Os infractores serão alvo de processo criminal.
Política de Privacidade
Informação pessoal recolhida
A FIPA está empenhada em proteger a privacidade dos utilizadores do seu site e apenas recolhe as informações pessoais que nos forem fornecidas voluntariamente, sendo apenas utilizadas para os fins a que se destinam.
Não recolhemos informação pessoal que o possa identificar ou que diga respeito a elementos pessoais seus, sem o seu consentimento. Podemos, deste modo, recolher e guardar informação que voluntariamente decidiu fornecer-nos, incluindo, mas não limitando, informação pessoal individualizada, como o seu nome, morada, endereço de correio electrónico e número de telefone.
Quando o utilizador visita e subscreve alguma das funcionalidades disponíveis no nosso site, podemos ter necessidade de recolher alguns dos seus dados pessoais para lhe podermos remeter a informação ou esclarecimento que nos solicitou.
Existem outros tipos de informações, neste caso não pessoais e não individualizadas, que registamos apenas para nos ajudar a manter o nosso site útil e garantir uma boa experiência de navegação para quem os visita. São as informações que normalmente por definição são registadas através da janela de navegação na internet (“browser”) como sejam: o endereço de protocolo de internet pelo qual os utilizadores tiveram acesso ao site, o endereço na internet do site que o trouxe directamente ao nosso site, páginas do site mais visitadas, tipo de browser, sistema operativo, etc.
Os menores de 18 anos deverão obter autorização dos pais ou tutores antes de acederem ou disponibilizarem dados pessoais ao site da FIPA.
Segurança e utilização da informação
A FIPA compromete-se a assegurar a privacidade dos visitantes do seu site na Internet. A FIPA não vende nem aluga a terceiros qualquer dado pessoal enviado pelos utilizadores do nosso site.
Conservação de informação pessoal
Após a recolha de informação pessoal individualizada que voluntariamente nos transmitiu, a FIPA procederá à sua conservação e manutenção até instruções em contrário, ou até que a lei exija a respectiva eliminação. A conservação dessa informação permite que a FIPA continue a fornecer serviços personalizados sem interrupção.
Qualquer utilizador poderá livremente optar por fornecer, ou não, qualquer informação pessoal individualizada. Nestes termos, caso não queira receber comunicações da parte da FIPA mesmo depois de nos ter fornecido os seus dados, por favor dirija-se por escrito a
FIPA
Rua da Junqueira, nº 39 – Edifício Rosa 1.º piso
1300-307 Lisboa
Portugal
ou através do e-mail indicado abaixo
Cookies
A FIPA poderá colocar periodicamente informações no computador dos utilizadores, de modo a poder identificar a utilização efectuada pelos visitantes.
Estas informações são normalmente designadas por "cookies" (pequenos ficheiros de informação que os sites enviam para o disco rígido dos computadores que a eles acedem). Os “cookies” servem para que o computador memorize determinadas informações referentes ao site que facilitam o acesso e o carregamento dos mesmos sempre que o utilizador os visita. Ao indicarem como e quando os visitantes utilizam o site, estas informações ajudam a FIPA a melhorar o seu site.
É possível definir a maioria dos “browsers” de modo a ser notificado sobre a recepção de um "cookie" e até bloquear a respectiva entrada no seu sistema. No entanto, a recusa de cookies no site que se está a visitar pode resultar na impossibilidade de ter acesso a algumas áreas do site ou de receber informação personalizada.
Toda e qualquer questão emergente desta Política de Privacidade deverá ser dirigida por escrito a
FIPA
Rua da Junqueira, nº 39 – Edifício Rosa 1.º piso
1300-307 Lisboa
Portugal
ou através do e-mail indicado abaixo
Links relacionados
E-mail de contacto: