Competitividade

Agroalimentar é exemplo

25/06/2021 |

Os desafios, as expectativas e os casos de sucesso do setor agroalimentar português, nomeadamente na relação com Espanha, estiveram em destaque no Evento Empresarial Ibérico, que contou com um painel específico dedicado a este tema, conduzido por Jorge Tomás Henriques, Presidente da FIPA, e em que se destacou que este setor é um exemplo de dinamismo e evolução.

Na sua intervenção inicial, o representante da FIPA, realçou que “o setor agroalimentar tem registado nos últimos anos um crescimento assinalável em termos globais, representando no contexto das exportações sete mil milhões de euros, com Espanha a representar cerca de 30% deste total”.

O debate online contou com a participação dos portugueses Domingos dos Santos, Presidente da Associação Nacional da Pêra Rocha, Sérgio Ferreira, Diretor-Geral da Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste e de Rui Pedrosa, Professor no Instituto Politécnico de Leiria.

Num olhar global, o Presidente da Associação Nacional da Pêra Rocha destacou que o setor primário foi um dos que mais evoluiu, após a adesão de Portugal à CEE, e que atingiu um grau de eficiência ímpar no panorama da economia portuguesa, passando a ser um setor competitivo, moderno e bastante eficiente.

Já o Diretor-Geral da Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste abordou a relação entre as empresas e a academia, sublinhando que ligação é extremamente importante para o desenvolvimento de soluções que aumentem a produtividade do setor e realçando ainda as oportunidades que podem ser criadas neste âmbito entre Portugal e Espanha e as diferentes organizações.

Uma ideia corroborada pelo Professor no Instituto Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, que afirmou que é necessário agora acelerar esta relação bidirecional entre o setor e a academia, bem como no contexto de redes colaborativas ibéricas.

Este seminário online contou ainda com uma mesa-redonda que foi debatida a perspetiva espanhola e na qual foi destacado o trabalho já desenvolvido entre ambos os países.

FIPA NOTÍCIAS

Remova aqui o seu email