Competitividade

AICC comemora Dia Internacional do Café

30.09.2022 |

Comemora-se no dia 01 de outubro o Dia Internacional do Café e a Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) não poderia deixar de assinalar esta data sendo nós um dos países mais apreciadores desta bebida e com uma contribuição histórica na sua difusão pelo mundo. Afinal, foram os portugueses que introduziram o café no Brasil, maior produtor mundial de café!

Seja curto, ou normal, em chávena fria ou escaldada, “Bica”, “cimbalino” ou “expresso”, são poucos os portugueses que passam o seu dia-a-dia sem um ou mais cafés. Em Portugal consomem-se cerca de 5,5kg de café per capita ao ano.

O café tem uma importância económica e social relevante em Portugal:

  • É um produto-âncora na hotelaria, restauração e cafetarias (canal Horeca), e como tal com grande impacto na economia nacional. No que no período pós-pandemia e com as restrições de venda deste canal, o sector teve quebras drásticas neste segmento em 2020 e 2021, mas que já começaram a recuperar em 2022, devido à retoma do turismo e a abertura total do comércio, mas ainda longe dos valores de 2019.
  • O volume de negócios anual em 2021 cresceu 2,91% em valor face ao ano anterior, mas essencialmente devido ao crescimento nas exportações. O consumo interno, em 2021, ainda pós-covid e devido à quebra do turismo e ao confinamento que obrigou a restrições na venda, decresceu em termos de volume 3,15%.
  • As exportações subiram 23,13% em valor e 18,34% em quantidade. Este sector, mesmo em plena pandemia, conseguiu aumentar as suas exportações de 86,2 milhões € para 106,1 milhões de € e mantém o seu potencial de exportação.

Mas o café, em Portugal, é muito mais do que números e do que um produto numa chávena: o Café Expresso Português é uma bebida rica e intensa que apresenta características próprias e é uma forma de estar, é um prazer inigualável, é o convívio, é o estar com os amigos, é o sair de casa. O nosso café é toda uma experiência de emoções e sabores. Aliás, não é por acaso que todos os portugueses quando viajam dizem sentir saudades do nosso café.

É esta paixão pelo café português e as suas características únicas e diferenciadoras que levaram a AICC a criar em 2016 o selo de denominação do Café Expresso Português, o selo “Portuguese Coffee – a blend of stories®”

O café português é um blend de grãos de várias origens com um perfil de torra menos intenso, que preserva assim a essência da sua origem e confere-lhe menos acidez, mais aroma, mais corpo e doçura, oferecendo assim uma experiência sensorial de degustação que se prolonga e que cria memória no consumidor.

Face a estas características únicas e diferenciadoras do Café Expresso Português, quer em termos sensoriais, quer em termos sociais, hoje, mais que nunca, devemos comemorar o Dia Internacional do café, enaltecendo o café português, património cultural e gastronómico nacional.

Em março de 2022, o Lisbon Coffee Fest serviu mais de 39.000 cafés em 3 dias. E para os apreciadores de café, a AICC relembra este evento onde se comemora mundo do café se vai realizar pela 3ª vez de 24 a 26 de março de 2023, no Lx Factory. Este é um evento inteiramente ao café, que vai proporcionar a cada consumidor as mais variadas experiências.

Também devemos celebrar o Dia Internacional do Café, lembrando uma vez mais os seus benefícios para a saúde. Cada vez mais, estudos diversos, nacionais e internacionais, demonstram os benefícios do consumo de café na prevenção de doenças do foro degenerativo, como o Alzheimer e o Parkinson e também na prevenção de alguns tipos de cancro.

O sector do café enfrenta, como todos os outros sectores industriais, novos desafios nomeadamente nas áreas de sustentabilidade, logística, energia e outros fatores de produção.

A AICC é uma associação patronal sem fins lucrativos das empresas que, no território nacional, exercem a sua atividade na indústria de torrefação, moagem, empacotamento e comercialização de café ou responsáveis pelo lançamento no mercado de café, misturas, sucedâneos e solúveis. Constituída em 1972, conta com um trabalho de décadas na representação, defesa e dinamização do setor tanto a nível nacional como na esfera europeia, junto de decisores políticos, parceiros e sociedade civil. Saiba mais em www.aicc.pt

 

dados estatísticos

Exportações Indústria Alimentar (milhões de euros)

  • 542
  • 614
  • 572
  • 581
  • 587
  • 645

Exportações 2021 - 2022

  • 533
  • 645

Subscreva a nossa newsletter

Acompanhe todas as novidades

Subscrever
Linkedin
mail