Competitividade

ALIMENTAR E BEBIDAS COM EXPORTAÇÕES POSITIVAS

11/12/2020 |

O setor de produtos alimentares e bebidas continua a registar um desempenho positivo nas exportações, tendo sido assinalado um crescimento de 0,24%, entre janeiro e outubro deste ano, face ao período homólogo, segundo a análise feita pela FIPA aos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com as tendências registadas na análise homóloga de janeiro a setembro, para este desempenho positivo voltaram a contribuir as exportações para os mercados extra-União Europeia, que cresceram mais de 14,60%. Mais uma vez, em sentido contrário, as exportações portuguesas para a União Europeia registaram uma quebra na ordem dos 7,31%.

No que diz respeito às importações, registou-se um decréscimo de 8,28%, face ao período homólogo.  O défice da balança comercial do setor registou, assim, uma diminuição de 533 milhões de euros.

“O setor de produtos alimentares e bebidas continua a registar um desempenho positivo nas exportações, embora o crescimento seja mais ténue do que o registado na comparação homóloga dos primeiros nove meses do ano. É importante continuarmos atentos aos resultados e às tendências e comportamentos das economias mundiais, sendo por isso relevante que Portugal e a Europa definam políticas que reforcem a globalização dos mercados e a facilitação das trocas comerciais”, sublinha Jorge Tomás Henriques, presidente da FIPA.

FIPA NOTÍCIAS

Remova aqui o seu email