Competitividade

ANIPLA celebra 30 anos

18.11.2022 |

No ano em que assinala os seus 30 anos de atividade, a ANIPLA acaba de assumir mais um compromisso com o setor, indústria e todos os seus profissionais e parceiros.

Num encontro que permitiu relembrar aqueles que foram os 30 Passos mais marcantes nestas três décadas de história e trabalho, onde a FIPA se fez representar pelo seu Diretor-Geral, Pedro Queiroz, a ANIPLA apresentou em 1ª mão ao público, profissionais e parceiros uma plataforma única, que promete melhorar o trabalho diário dos muitos profissionais que operam nesta área.

Os 30 anos são da ANIPLA, mas o presente foi para todos: foi oficialmente apresentada a Smart Farm Virtual, uma plataforma de formação de agricultores e partilha de informação, que promete dar um passo em frente no que respeita à sensibilização para as melhores práticas e à garantia no acesso à formação para qualquer profissional agrícola.

Num evento que serviu também para relembrar aquelas que são as principais fragilidades, oportunidades e desafios do setor para as próximas décadas, a tarde ficou marcada pela apresentação desta nova plataforma, que ao funcionar como uma extensão do trabalho que é desenvolvido, diariamente, na Companhia das Lezírias, na Quinta Inteligente da ANIPLA, nasce com o propósito de apoiar a formação de profissionais agrícolas em Portugal e de ser um local que reúne, num só espaço, documentação, informação, vídeos e materiais de apoio sobre as mais recentes inovações da tecnologia e da ciência ao serviço da agricultura.

Assim, a partir de agora, desde que ligado a um computador ou smartphone, qualquer pessoa, profissional ou público em geral, poderá visitar a Smart Farm, acedendo à mais recente e atualizada informação. Recorrendo a uma técnica designada por Navegação Interativa, com adaptações de realidade aumentada, será possível conhecer com mais pormenor os projetos de promoção e preservação da biodiversidade desenvolvidos na Smart Farm, procedimentos associados à gestão e uso de produtos fitofarmacêuticos, principais cuidados na gestão de embalagens, processos de pulverização, gestão de efluentes e tudo o que está relacionado com práticas agrícolas, inovação, agricultura de precisão, aplicações e gestão de recursos.

Com este lançamento, que conta com o suporte e apoio da Croplife Europe, a ANIPLA coloca ao serviço do setor uma ferramenta que contribui para o cumprimento dos compromissos da indústria para 2030, designadamente no que respeita à formação e proteção de Pessoas & Ambiente, sensibilizando e disseminando as boas práticas e tecnologias desenvolvidas para uma agricultura (ainda mais) sustentável.

A médio-longo prazo o objetivo será impactar milhares de agricultores, num trabalho que se manterá em constante atualização e desenvolvimento, em estreita cooperação com todos os seus parceiros.

A Smart Farm Virtual está oficialmente aberta a todos e para entrar basta aceder: https://anipla.com/sfv/

dados estatísticos

Exportações Indústria Alimentar (milhões de euros)

  • 542
  • 614
  • 572
  • 581
  • 587
  • 645

Exportações 2021 - 2022

  • 533
  • 645

Subscreva a nossa newsletter

Acompanhe todas as novidades

Subscrever
Linkedin
mail