Competitividade

Cervejeiros pedem medidas ao Governo

15/07/2020 |

Redução do IVA da alimentação e bebidas na restauração para a taxa mínima de 6%, bem como a moratória de, pelo menos, seis meses no pagamento do Imposto sobre o álcool e as bebidas alcoólicas (IABA) foram algumas das medidas apresentadas pela Associação Cervejeiros de Portugal em carta enviada ao Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, para que o setor possa fazer face ao desafios trazidos pela pandemia COVID-19.

Em declarações ao jornal i (edição de 14 de julho), o secretário-geral desta associação que integra a FIPA, Francisco Gírio, embora afirme ser ainda prematuro fazer um balanço definitivo do impacto no setor, reconhece que os dados disponíveis apontam para uma quebra significativa no consumo, sobretudo no período entre março e maio.

O responsável explica ao jornal diário que as restrições criadas, nomeadamente no período de estado de emergência com o encerramento do canal HORECA, fizeram com que fosse difícil escoar produto.

Francisco Gírio refere ainda, a este jornal, que o apoio ao setor deve ser transversal, ou seja, deve ser direcionado não só às empresas e aos profissionais, mas também considerar a cadeia de valor em áreas como produção, distribuição, marketing e vendas.

FIPA NOTÍCIAS

Remova aqui o seu email