Competitividade

Europa promove agroalimentar

19/11/2019 |

A Comissão Europeia destinará 200,9 milhões de euros para financiar atividades de promoção de produtos agroalimentares da EU em 2020. Os setores elegíveis incluem laticínios e queijos, azeitonas de mesa, azeite e vinhos.

O programa de trabalho da política de promoção de 2020 adotado pela Comissão descreve as principais prioridades de apoio. A política da UE para a promoção de produtos agroalimentares foi projetada para ajudar o setor a aproveitar o mercado agroalimentar global em expansão e cada vez mais dinâmico, aumentar a conscientização sobre os esquemas de qualidade, incluindo produtos orgânicos, e ajudar os produtores em caso de distúrbios no mercado.

Em 2020, mais da metade do orçamento (118 milhões de euros) será destinada a campanhas para mercados fora da UE com alto potencial de crescimento, como Canadá, China, Japão, Coreia, México e Estados Unidos. Prevê-se que as campanhas selecionadas aumentem a competitividade e o consumo de produtos agroalimentares da UE, aumentem o seu perfil e aumentem a sua quota de mercado nesses países-alvo.

Os convites à apresentação de propostas para as próximas campanhas para 2020 serão publicados em janeiro de 2020. Uma grande variedade de entidades, como organizações comerciais, organizações de produtores e grupos agroalimentares responsáveis pelas atividades de promoção, são elegíveis para solicitar financiamento e apresentar suas propostas.

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