Competitividade

FIPA debateu internacionalização

01/03/2018 |

​A convite do Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, a FIPA participou, no dia 28 de fevereiro, em reunião-debate sobre a cadeia de valor da produção e transformação agroalimentar em Portugal. Do lado do Governo, para além do anfitrião, esta iniciativa contou ainda com a presença do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.

Neste encontro participaram várias associações da produção e transformação, que discutiram, de forma pragmática, a consolidação da cadeia de valor agroalimentar em Portugal, a promoção da sua internacionalização e a identificação de ações a implementar no futuro próximo, face à evolução registada na última década e ao seu atual nível de desenvolvimento.

Em cima da mesa estiveram questões centrais para a próxima década, em linha com o Programa Internacionalizar recentemente aprovado pelo Governo, às quais cada interveniente procurou responder.

Na vertente do investimento, considerando o objetivo de promover o desenvolvimento e consolidação da cadeia de valor da produção e transformação agroalimentar em Portugal, foram identificadas falhas e oportunidades.

No campo da internacionalização, considerando o objetivo de promover mais exportações, mais empresas exportadoras e para mais mercados, foram propostas várias iniciativas a promover, a curto, médio e longo prazos, pelos agentes públicos e agentes privados.

Foram ainda apontados alguns dos custos de contexto ao investimento e à internacionalização, a nível interno e nos diferentes mercados.

De forma transversal à maioria das intervenções, foi defendido o reforço das ações coletivas, a captação de investimento, a promoção da marca Portugal, a diversificação dos mercados, um melhor direcionamento dos apoios públicos e a intensificação da diplomacia económica.

Para além de um significativo número de organizações associativas, participaram neste evento a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e o Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral do Ministério da Agricultura (GPP).

FIPA NOTÍCIAS

Remova aqui o seu email