Competitividade

FIPA reúne com Governo

15/07/2020 |

O ponto de situação para a indústria agroalimentar face à pandemia COVID-19, com enfoque no forte impacto do encerramento do canal HORECA, assim como os compromissos e prioridades para solidificar o futuro do setor, foram os temas levados pela FIPA a uma ronda inicial de duas reuniões com os responsáveis máximos pelas áreas da economia e da agricultura.

Em foco estiveram pontos como a necessidade de adoção de uma política fiscal que não prejudique a competitividade do setor, preocupações relacionadas com os seguros de crédito e a transposição da diretiva sobre práticas comerciais desleais.

O trabalho que está a ser desenvolvido pela FIPA, em colaboração do Governo, na área dos compromissos de reformulação nutricional e promoção de estilos de vida saudáveis foi também dos temas em destaques nestes dois encontros ministeriais.

Com a abordagem a estes assuntos, a FIPA veio sublinhar, junto do Governo, o relevante papel do setor agroalimentar na dinamização da economia e relembrar que uma das suas grandes prioridades estratégicas continuará a ser o reforço da competitividade e sustentabilidade da indústria que, aliás, ganha especial importância nesta fase pós-COVID.

Do lado do Governo ficou expresso um especial agradecimento pela dinamização da campanha “Sabe pela Vida”, recentemente promovida pela FIPA em parceria com a AHRESP, e transmitido o reconhecimento por todo o trabalho desenvolvido pela federação durante o período mais crítico da pandemia. Foi ainda consensual entre os responsáveis políticos que a indústria agroalimentar é incontornável enquanto setor estratégico para o processo de reindustrialização e para a competitividade do país.

O primeiro encontro teve lugar presencialmente com o Ministro Adjunto, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e com o Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres. Do lado da FIPA estiveram o presidente da direção, Jorge Tomás Henriques e o Diretor-Geral, Pedro Queiroz. O segundo decorreu por videoconferência com a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque. Pela FIPA, aos dirigentes anteriores juntou-se o vice-presidente, Miguel Mira.

FIPA NOTÍCIAS

Remova aqui o seu email