Competitividade

IACA assinala Dia do Animal

04.10.2022 |

Hoje, Dia do Animal, quatro empresas nacionais produtoras de alimentos compostos para animais de companhia, juntam-se à iniciativa IACA solidária e doam quatro toneladas de ração à União Zoófila. Os alimentos para cães e gatos partem das Caldas da Rainha, de Ovar e de Ferreira do Zêzere em direção a Lisboa para serem entregues à União Zoófila e permitirão alimentar mais de 500 animais durante um mês.

As empresas Avenal Petfood, Petmaxi, Ovargado, S.A. e Sorgal Petfood estão sensíveis ao facto de existirem cada vez mais animais a serem abandonados e de as instituições que os acolhem necessitarem de apoio para continuar a realizar um trabalho que valoriza a sociedade portuguesa no cuidado e no tratamento da saúde e bem-estar animal.

Segundo Jaime Piçarra, Secretário-Geral da IACA “Esta é mais uma iniciativa inserida no projeto IACA solidária, de afirmação da responsabilidade social do setor. Além disso, pretende, também, chamar a atenção da sociedade civil para o facto de a saúde e o bem-estar animal, tal como acontece nos seres humanos, estarem diretamente ligados à qualidade da sua alimentação.” Jaime Piçarra acrescenta “No atual contexto em que vivemos, temos a noção de que é ainda mais difícil o exercício da solidariedade. Todos, empresas incluídas, estamos a passar por dificuldades, mas a IACA, e estas empresas em particular, querem continuar a fazer o que está ao seu alcance para apoiarem as causas que consideram justas.”

Em Portugal, em contexto doméstico existem cerca de dois milhões de cães e um milhão e quinhentos mil gatos. De acordo com os dados mais recentes, 38% dos lares em Portugal possuíam um cão e 32% dos lares possuíam um gato. De acordo com as últimas estatísticas do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, entre 2020 e 2021, o abandono aumentou mais de 30%. Um total de 43.600 cães e gatos foram abandonados e recolhidos por centros municipais em Portugal em 2021.

Ulisses Mota, da Avenal Petfood afirma “uma vez mais, juntamo-nos a esta iniciativa que consideramos de extrema importância”, já Luis Guilherme, da Petmaxi, considera que “tendo em conta a nossa área de negócio não podíamos deixar de nos associar à iniciativa da IACA solidária”, Lígia Pode, da Ovargado acrescenta “é nos momentos mais difíceis que devemos ser mais solidários e é exatamente isso que estamos a fazer ao nos associarmos a esta iniciativa”, António Isidoro, da Sorgal, acrescenta “as empresas têm um papel social. Ao estarmos presentes nesta iniciativa cumprimo-lo de duas maneiras: ajudamos a alimentar animais abandonados e pretendemos continuar a alertar as pessoas que o abandono dos animais é algo que não deve acontecer”.

 

Sobre a IACA e o setor da Alimentação Animal

A IACA, Associação Portuguesa dos Industriais dos Alimentos Compostos para Animais, integra 58 associados - empresas de alimentos compostos para animais, pré-misturas e aditivos – e representa mais 80% da produção nacional de alimentos compostos para animais e a totalidade das pré-misturas de produção nacional.

Os principais destinos da produção desta indústria são a alimentação para animais de estimação e para as explorações pecuárias. Para estas últimas, que representam cerca de 3.000 milhões de euros e cerca de 40% da economia agrícola nacional, a alimentação animal constitui o maior fator de produção. O setor da alimentação animal tem um impacto direto em cerca de 46.000 explorações especializadas e cerca de 35.000 mistas (atividade agrícola e pecuária).

O setor gera, anualmente, um Volume de Negócios de 1.568 milhões de euros, o que representa cerca de 11% do Volume de Negócios da Agroindústria. As empresas de produção de alimentos compostos para animais empregam, atualmente, mais de 3.600 trabalhadores, ou seja, cerca de 4% do volume de emprego do setor Agroalimentar.

 

dados estatísticos

Exportações Indústria Alimentar (milhões de euros)

  • 542
  • 614
  • 572
  • 581
  • 587
  • 645

Exportações 2021 - 2022

  • 533
  • 645

Subscreva a nossa newsletter

Acompanhe todas as novidades

Subscrever
Linkedin
mail