Competitividade

Ministros europeus debatem agroalimentar

20/10/2020 |

O Conselho Europeu de Agricultura e Pescas (AGRIFISH) esteve reunido para refletir sobre a Estratégia “Do Prado ao Prato” e apresentou um conjunto de conclusões que, embora não sejam juridicamente vinculativas, apresentam orientações políticas para a sua implementação.

A necessidade de execução de avaliações de impacto prévias e cientificamente sólidas que possam ser a base das propostas legislativas da União Europeia no âmbito desta estratégia foi uma das grandes conclusões retiradas deste encontro, que juntou os diversos ministros europeus que tutelam estas áreas. Uma recomendação já defendida, aliás, pela FIPA e pela confederação europeia FoodDrinkEurope.

O Conselho Europeu de Agricultura e Pescas sublinhou ainda a necessidade de a Estratégia ser executada mediante igualdade de condições nos mercados agroalimentares, que são  hoje atualmente  competitivos, e com compatibilização com as regras da Organização Mundial do Comércio.

Os Estados-membros reconhecem, também, que os alimentos europeus já têm um elevado padrão de segurança, valor nutricional e qualidade, sendo por isso importante promover a sustentabilidade dos sistemas alimentares a nível global, o que deveria resultar em compromissos mais ambiciosos de países não pertencentes à UE.

O conjunto completo de conclusões que resultaram desta reunião europeia podem ser consultadas aqui.

FIPA NOTÍCIAS

Remova aqui o seu email