Competitividade

Publicada versão portuguesa da ISO 22000:2018

27.04.2023 |

O Instituto Português da Qualidade publicou a “NP EN ISO 22000 - Sistemas de gestão da segurança dos alimentos. Requisitos para qualquer organização na cadeia alimentar”. O trabalho de elaboração da versão NP da Norma EN ISO 2200:2023, teve uma importante colaboração da FIPA, como vogal da CTA 38.

A decisão de implementação de um sistema de gestão de segurança dos alimentos (SGSA) constitui uma decisão estratégica de uma organização, pois pode contribuir para a melhoria global do desempenho da mesma a nível da segurança dos alimentos.

A NP EN ISO 22000 estabelece requisitos para um SGSA e possibilita a uma organização envolvida na cadeia alimentar: planear, implementar, operacionalizar, manter e atualizar um SGSA, fornecendo produtos e serviços que sejam seguros; demonstrar a conformidade com os requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis; comunicar eficazmente às partes interessadas questões relativas  à segurança dos alimentos; demonstrar conformidade junto das partes interessadas relevantes, entre outros benefícios.

A Norma adota a abordagem por processos incorporando o ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) e o pensamento baseado no risco. A abordagem por processos permite a uma organização planear os seus processos e as respetivas interações.

O ciclo PDCA possibilita assegurar que os processos possuem recursos adequados e devidamente geridos e que as oportunidades de melhoria são determinadas e implementadas.

O pensamento baseado no risco permite a determinação dos fatores suscetíveis de provocar desvios nos processos e no SGSA em relação aos resultados planeados, e implementar controlos para prevenir ou minimizar efeitos adversos.

Todos os requisitos da NP EN ISO 22000:2023 são genéricos e aplicáveis a todas as organizações na cadeia alimentar, independentemente da sua dimensão e complexidade.

A versão original da Norma poderá ser adquirida aqui.

dados estatísticos

Exportações Indústria Alimentar (milhões de euros)

  • 682
  • 663

Exportações 2023 - 2024

  • 595
  • 663

Subscreva a nossa newsletter

Acompanhe todas as novidades

Subscrever
Linkedin
mail