Competitividade

Rótulo da cerveja vai mudar

05/09/2019 |

Associação europeia de cervejeiros e seus membros assinaram um memorando de entendimento e comprometeram-se a rotular ingredientes e valores de energia em todas as garrafas e latas de cerveja na UE até 2022. Este memorando também foi assinado pelos Cervejeiros de Portugal em nome de todos os seus associados.

As metas ambiciosas foram voluntariamente acordadas com a Comissão Europeia e adotadas pela Assembleia Geral dos Cervejeiros da Europa em junho. A cerimônia de assinatura contou com a presença do Comissário Europeu de Saúde e Segurança Alimentar, Vytenis Andriukaitis.

Nos últimos quatro anos, os produtores de cerveja europeus têm divulgado, por sua iniciativa, a informação sobre os ingredientes e os valores energéticos, de acordo com o Regulamento 1169/2011 da União Europeia, relativo à prestação de informação aos consumidores sobre os géneros alimentícios. Informação recentemente divulgada para todo o setor europeu, refere que 60% das cervejas já apresentam as calorias na embalagem, enquanto 85% contêm a lista de ingredientes.

O propósito do memorando de entendimento é que todas as empresas assumam publicamente a responsabilidade de revelar os ingredientes e as calorias nos rótulos dos seus produtos. Já as associações de comércio deverão apoiar este esforço através da definição de metas locais e da divulgação de relatórios do setor. O objetivo final é que os consumidores recebam informação compreensível, reconhecível, comparável e precisa sobre as bebidas alcoólicas.

FIPA NOTÍCIAS

Remova aqui o seu email