Consumidor

ANIL assinala Dia Mundial do Leite Escolar

29.09.2021 |

"Dá leite ao teu potencial" é o mote da Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL) para a celebração o Dia Mundial do Leite, dia 29 de setembro. Esta data festiva é promovida pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) e este ano celebra a sua 21º edição.

O objetivo deste dia é promover os benefícios do leite para o crescimento e desenvolvimento das crianças em idade escolar, traduzindo-se o sucesso desta iniciativa pela sua implementação e comemoração em simultâneo, em mais de 40 países.

Em comunicado a ANIL, sublinha que “a ingestão de leite simples, achocolatado ou sem lactose, reforça os corpos e mentes dos mais novos para todas as atividades escolares, cumprindo a função de providenciar um aporte de energia adequado e uma quantidade significativa de cálcio, proteína, iodo, vitaminas e minerais essenciais que são promotores de um são desenvolvimento”.

Destaca ainda que “as alterações de vida a que muitas famílias foram sujeitas, originadas pela pandemia, obrigam a redobrada atenção com a alimentação das crianças, nomeadamente na promoção de hábitos saudáveis, essenciais ao seu bom desenvolvimento e crescimento. O leite escolar, por esse um alimento distribuído a título gratuito às crianças nas escolas, deve ser promovido e mantido mais do que nunca. As crianças passam grande parte do seu dia na escola, por isso o leite escolar, pela sua densidade nutricional característica, ajuda as crianças a crescer de forma forte e saudável”.

De acordo com as recomendações da Roda dos Alimentos, uma criança em idade escolar necessita de três porções de leite ou produtos lácteos por dia, sendo o pequeno almoço e os lanches, ocasiões a privilegiar.

Para marcar este dia, a ANIL remeteu a mais de 4 mil escolas do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino público, a par do comunicado às escolas, um cartaz alusivo aos benefícios do consumo de leite em idade escolar e ainda uma régua de crescimento, para imprimir. Esta régua permitirá acompanhar o crescimento das mais de 470 mil crianças destes estabelecimentos de ensino, ao longo de todo o ano letivo.

dados estatísticos

Exportações Indústria Alimentar (milhões de euros)

  • 542
  • 614
  • 572
  • 581
  • 587
  • 645

Exportações 2021 - 2022

  • 533
  • 645

Subscreva a nossa newsletter

Acompanhe todas as novidades

Subscrever
Linkedin
mail