Consumidor

Apresentadas recomendações para pescado

25.05.2023 |

No passado dia 16 de maio, a FIPA esteve presente no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), para a assistir à sessão de apresentação pública das recomendações para o consumo de pescado para a população portuguesa.

Foram apresentadas as conclusões do grupo de trabalho responsável pela elaboração destas recomendações, promovido pela DGAV (Direção-Geral de Alimentação e Veterinária) e que integrou, além do INSA, a ASAE, a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) e o ISPUP (Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto).

De acordo com as conclusões do estudo realizado, o consumo de pescado tem benefícios para a saúde, mas algumas espécies têm um teor de mercúrio elevado que pode representar riscos associados ao desenvolvimento cognitivo, sendo por isso de evitar em grupos vulneráveis como as grávidas, mulheres a amamentar e crianças pequenas.

Para estes grupos vulneráveis, a recomendação dos especialistas é o consumo de pescado entre 3 a 4 vezes por semana, sendo que para a população em geral o consumo de pescado deverá ser mais frequente, até 7 vezes por semana.

O projeto foi dividido tem três fases, sendo que a FIPA teve oportunidade de participar e colaborar na “Fase 2 - consulta aos parceiros” e na “Fase 3 - Apresentação publica e divulgação das recomendações”.

Está disponível aqui o infográfico “Recomendações para o consumo de pescado”, o qual contou com comentários prévios da FIPA em articulação com a ANCIPA.

dados estatísticos

Exportações Indústria Alimentar (milhões de euros)

  • 679
  • 671
  • 647

Exportações 2023 - 2024

  • 664
  • 647

Subscreva a nossa newsletter

Acompanhe todas as novidades

Subscrever
Linkedin
mail