Consumidor

Ciência pela segurança alimentar

03/09/2021 |

A Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) pretendem promover a confiança nas escolhas alimentares e lançaram, para tal, a campanha #EUChooseSafeFood.

Esta nova campanha tem como objetivo consciencializar a população para a ciência que está por trás da segurança alimentar na União Europeia e  ajudar os consumidores a tomarem decisões informadas acerca das escolhas alimentares do dia-a-dia.

Desde ajudar a decifrar as etiquetas e a compreender os aditivos, até aconselhar sobre o porquê de as batatas cruas não deverem ser conservadas no frigorífico, a campanha disponibiliza diversas informações práticas para os consumidores.

Em comunicado, Filipa Melo de Vasconcelos, Subinspetora-Geral da ASAE, explica que “esta iniciativa é extremamente importante e vai contribuir para fortalecer a confiança dos consumidores no sistema alimentar. Esta campanha destaca o papel crucial da cooperação constante entre a EFSA, autoridades competentes, organizações de consumidores, produtores alimentares, academia e a sociedade civil, através da ASAE enquanto Autoridade de Segurança Alimentar e seu Focal Point nacional. É essencial que os cidadãos Europeus conheçam e, acima de tudo, confiem nos alimentos que ingerem, onde quer que estejam dentro da geografia da União Europeia, conhecida como o espaço alimentar mais seguro do Mundo.”

A FIPA aplaude a iniciativa e sublinha a relevância do seu objetivo, uma vez que considera  cada vez mais relevante fornecer aos consumidores informação sobre os alimentos, que tenha por base evidência científica e que seja, em simultâneo, simples e acessível.

Todos as informações sobre a campanha estão disponíveis aqui.

FIPA NOTÍCIAS

Remova aqui o seu email