Consumidor

Datas de validade e informação alimentar

23/04/2021 |

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) acaba de divulgar novas orientações para ajudar os operadores do setor alimentar a prestar informação aos consumidores sobre o armazenamento de alimentos e prazos de consumo.

Este documento centra-se na informação transmitida aos consumidores sobre as condições de armazenamento, os prazos de consumo após abertura e as práticas de descongelação. Foi desenvolvida uma árvore de decisão para ajudar os operadores a determinar se o limite de tempo para consumo após a abertura, por razões de segurança, é potencialmente mais curto do que a data inicial 'consumir até' ou 'consumir de preferência antes de' do produto em embalagem fechada.

Trata-se da segunda parte de um parecer da EFSA sobre estas matérias. Recorde-se que em dezembro de 2020, a EFSA publicou a 1ª parte do parecer, com vista a fornecer orientações sobre a marcação dos prazos de validade, tendo em conta a aplicação do Regulamento n.º 1169/2011 como parte integrante do sistema de gestão da segurança alimentar.   

FIPA NOTÍCIAS

Remova aqui o seu email