Consumidor

Peritos debatem contaminantes

21.09.2016 |

A FIPA esteve presente num Seminário dedicado à temática “Contaminantes Alimentares e Avaliação de Risco: Um contributo para a Segurança Alimentar”.

O evento, realizado no dia 20 de setembro e promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, teve como objetivo a clarificação dos conceitos relacionados com a análise dos riscos associados à cadeia alimentar.

"A utilidade do Inquérito Alimentar nacional e de Atividade Física para avaliação do risco químico", "Ocorrência de micotoxinas em alimentos para crianças comercializados em Portugal" ou "Incerteza e variabilidade associada aos dados usados para a avaliação de risco em segurança" foram alguns dos temas abordados durante o encontro, o que acabou por permitir a análise dos dados existentes e as principais lacunas de informação necessárias para estudos de avaliação do risco.

A principal via de exposição a contaminantes químicos é a via alimentar pelo que a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) estabeleceu como obrigatória a análise dos riscos associados à cadeia alimentar.

dados estatísticos

Exportações Indústria Alimentar (milhões de euros)

  • 682
  • 663

Exportações 2023 - 2024

  • 595
  • 663

Subscreva a nossa newsletter

Acompanhe todas as novidades

Subscrever
Linkedin
mail