Inovação

Europa quer mais produção biológica

31/03/2021 |

A Comissão Europeia apresentou o Plano de Ação para o desenvolvimento da produção biológica, em linha com o Pacto Ecológico Europeu e as Estratégias “Do Prado ao Prato” e da Biodiversidade.

Este Plano tem como finalidade impulsionar o aumento da produção e do consumo de produtos biológicos, apresentando 23 ações estruturadas em torno de três eixos, dedicados aos objetivos “intensificar o consumo”, “aumentar a produção” e “melhorar a sustentabilidade do setor”.

A Comissão incentiva, assim, os Estados-Membros a desenvolverem planos de ação nacionais para o setor biológico a fim de aumentar a quota nacional de agricultura biológica, sendo que estes serão complementares aos planos estratégicos da PAC.

Além das medidas no campo do aumento da produção, que têm como um dos grandes focos o aumento para 25% da superfície agrícola da UE cultivada em modo de produção biológico, tendo sempre como pano de fundo a garantia da sustentabilidade, o Plano desenvolve-se também em torno do consumidor.

Para o efeito, introduz diversas medidas concretas que se destinam a impulsionar a procura, manter a confiança dos consumidores nos alimentos biológicos. De acordo com comunicado, a fim de sensibilizar os consumidores para a produção biológica, a Comissão vai organizar, todos os anos, um “Dia Biológico da UE”, e atribuir prémios que recompensem a excelência em todas as etapas da cadeia alimentar biológica.  

FIPA NOTÍCIAS

Remova aqui o seu email