Inovação

FS4EU lança Plataforma

07.06.2023 |

No âmbito do projeto FoodSafety4EU, do qual a FIPA é membro, e celebrando o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, foi lançada hoje a Plataforma Multi-stakeholders para a Segurança dos Alimentos na Europa, criada e desenvolvida de uma forma co-criativa e participativa por todos os membros.

Esta plataforma destinada às várias “partes interessadas” - incluindo organizações de consumidores, institutos de investigação e universidades, autoridades competentes, representantes do sector e grupos da sociedade civil - será uma interface de referência permitindo que todos os atores do Sistema Europeu de Segurança Alimentar (EU FSS) possam trabalhar colaborativamente, partilhando conhecimento, dados e boas práticas.

A plataforma assume-se como um espaço para o desenvolvimento de políticas públicas, onde os decisores políticos podem interagir diretamente com investigadores e todas as partes interessadas. É através de um diálogo estruturado que podem identificar-se os desafios, explorar potenciais soluções e co-criar políticas e estratégias baseadas em dados concretos. Esta abordagem participativa irá aumentar a eficácia, a transparência e a legitimidade das políticas, ao mesmo tempo que promove a confiança geral no processo de tomada de decisões.

A plataforma disponibiliza ainda várias ferramentas digitais de grande utilidade para todos os intervenientes e funciona como centro de conhecimento, onde se poderão encontrar artigos científicos, noticias sobre o setor, informação sobre oportunidades de financiamento e materiais formativos em várias áreas da segurança alimentar.

Aceda à plataforma aqui: https://foodsafety4.eu/

dados estatísticos

Exportações Indústria Alimentar (milhões de euros)

  • 682
  • 663

Exportações 2023 - 2024

  • 595
  • 663

Subscreva a nossa newsletter

Acompanhe todas as novidades

Subscrever
Linkedin
mail