Inovação

Inovação nos alimentos fermentados

03.07.2023 |

Presentes em todas as dietas europeias, os alimentos fermentados (FF) ocupam um lugar estratégico devido aos benefícios que oferecem em termos de nutrição, sustentabilidade, inovação, património cultural e interesse do consumidor. O potencial dos FF para melhorar a saúde humana, mas também para impulsionar a inovação alimentar e a produção local nas próximas décadas, tornou-se altamente relevante.

O desafio consiste em associar a comunidade científica e outras partes interessadas importantes que trabalham no domínio dos produtos alimentares. O Projeto quer avançar coletivamente com as provas científicas dos benefícios para a saúde, construindo uma abordagem de benefícios/riscos, a fim de promover a inovação multimodal e responder às expectativas das diferentes comunidades europeias.

O objetivo a longo prazo do Projeto PIMENTO (Promoting Innovation of ferMENTed fOods) é colocar a Europa na vanguarda da inovação em alimentos microbianos, promovendo a saúde, a diversidade regional, a produção local a diferentes escalas, contribuindo para o desenvolvimento económico e social, bem como para a soberania alimentar.

Para responder a este desafio, a comunidade científica e não científica precisa de unir forças e co construir uma visão e uma dinâmica multi-parceiros no domínio dos alimentos microbianos. Uma ação COST é o melhor meio para construir esta rede e permitir que esta visão a longo prazo se torne realidade.

A grande variedade de partes interessadas envolvidas permitirá ao PIMENTO:

  1. estabelecer uma ligação estreita e clarificar os conhecimentos científicos sobre os aspetos sanitários dos FF;
  2. abordar os estrangulamentos técnicos, societais e legislativos subjacentes às inovações baseadas nos FF;
  3. contribuir para a criação de locais de trabalho científico a longo prazo;
  4. divulgar amplamente os conhecimentos científicos sobre os FF e definir um roteiro estratégico para a futura investigação conjunta.

No âmbito deste projeto foi desenvolvido um questionário para identificar os constrangimentos à inovação dirigido às empresas do setor agroalimentar que produzem alimentos fermentados.

dados estatísticos

Exportações Indústria Alimentar (milhões de euros)

  • 682
  • 663

Exportações 2023 - 2024

  • 595
  • 663

Subscreva a nossa newsletter

Acompanhe todas as novidades

Subscrever
Linkedin
mail