Inovação

INOVAÇÃO PELO USO DA ÁGUA

26/01/2022 |

As medidas de adaptação e mitigação às alterações climáticas são uma prioridade mundial. Portugal, em concreto, encontra-se entre as zonas europeias com maior exposição e vulnerabilidade aos impactos da mudança dos padrões climáticos. Esta realidade afeta já os nossos sistemas de produção agrícola. O regadio revela-se, assim, determinante para um país com um clima mediterrânico como o nosso e o uso eficiente da água representa, cada vez mais, um desafio para a agricultura nacional.

A ANPROMIS (milho), a ANPOC (cereais praganosos) e o COTARROZ (arroz) – da qual faz parte a ANIA - Associação Nacional dos Industriais de Arroz, juntamente com o COTR - Centro de Competências para o Regadio Nacional e o IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera, apresentam o projeto aQuacer, que resulta de um desafio lançado pela Fundação Calouste Gulbenkian com vista à valorização da água no setor agroalimentar.

As cinco entidades vão assim arrancar com este projeto de um ano com o objetivo de promover o uso eficiente da água nas culturas dos cereais, através da organização de dez ações de demonstração específicas para cada tipo de cultura e adaptadas às regiões onde predomina o seu cultivo. As ações compreendem a cultura do milho no Ribatejo e no Vale do Mondego;  os cereais praganosos no Alentejo; e o arroz nestas três zonas geográficas. No final do projeto será organizada uma Conferência de balanço e apresentação das principais conclusões e linhas de atuação futuras.

Em comunicado estas entidades sublinham o contexto e importância deste projeto, dado que “Portugal, em concreto, encontra-se entre as zonas europeias com maior exposição e vulnerabilidade aos impactos da mudança dos padrões climáticos” e que “o regadio revela-se, assim, determinante para um país com um clima mediterrânico como o nosso e o uso eficiente da água representa, cada vez mais, um desafio para a agricultura nacional.” E não poderá ser esquecido que utilizar água de forma sustentável para produzir os alimentos é uma questão vital e estratégica e não um capricho.

dados estatísticos

Exportações Indústria Alimentar (milhões de euros)

  • 502
  • 530
  • 583
  • 537

Exportações 2021 - 2022

  • 443
  • 537

FIPA NOTÍCIAS

>
Remova aqui o seu email
FIPA - Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares
Remova aqui o seu email
Linkedin
mail