Inovação

Nova era para alimentação

08/03/2022 |

A Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) das Nações Unidas divulgou, recentemente, relatório “Thinking about the future of food safety” que apresenta uma visão global sobre as principais tendências e motores desenvolvimento dos sistemas agroalimentares, descrevendo, em particular, as suas implicações para a segurança dos alimentos.

Este documento abrange oito grandes áreas, sendo estas 1) alterações climáticas, 2) novos sistemas de produção e novos alimentos – nomeadamente, os insetos, algas ou as alternativas plant-based –, 3) agricultura em contexto urbano, 4) mudança do comportamento dos consumidores, 5) economia circular, 6) ciência microbiológica, 7) inovação tecnológica e científica e 8) fraude alimentar.

No caso concreto das novas tecnologias, a FAO destaca o seu potencial para ajudar “a produzir mais com menos”. Os exemplos identificados neste documento incluem embalagens inteligentes, que prolongam a validade dos alimentos, e a tecnologia blockchain para rastreamento ao longo das cadeias de abastecimento.

Em comunicado, a cientista-chefe da FAO, Ismahane Elouafi, sublinha que “estamos numa era em que as inovações tecnológicas e científicas estão a revolucionar o setor agroalimentar, incluindo o campo da segurança dos alimentos. É importante que os países acompanhem estes avanços, particularmente numa área crítica como a segurança dos alimentos, e que a FAO preste aconselhamento proactivo sobre a aplicação da ciência e inovação".

O relatório está disponível para consulta aqui.

dados estatísticos

Exportações Indústria Alimentar (milhões de euros)

  • 495
  • 525
  • 581

Exportações 2021 - 2022

  • 493
  • 581

FIPA NOTÍCIAS

>
Remova aqui o seu email
FIPA - Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares
Remova aqui o seu email
Linkedin
mail