Inovação

Projeto CHEERS

16.10.2024 |

A biotecnologia tem o potencial de reduzir o impacto das atividades humanas na natureza. Ao desenvolver novas plataformas de produção de base biológica para uma utilização mais eficiente dos fluxos de resíduos, é possível dar um passo em frente na circularidade industrial.

O CHEERS é um novo conceito de biorrefinaria, inspirado na biodiversidade da natureza (plataformas de insetos e microbianas), para transformar de forma sustentável e eficiente fluxos secundários subutilizados ou resíduos, como bagaço, águas residuais, CO2 e CH4 de indústrias de base biológica em produtos inovadores de base biológica.

O CHEERS ajudará as indústrias de base biológica a melhorar a eficiência da utilização das suas matérias-primas e a sustentabilidade e competitividade globais através da reciclagem e da utilização em cascata da biomassa produzida a partir dos seus fluxos secundários.

O CHEERS é desenvolvido como uma solução modular em que as indústrias de base biológica podem configurar a sua combinação ótima, selecionando entre 5 novas rotas biotecnológicas que geram 5 produtos de base biológica para aplicações industriais, com oportunidades de mercado atrativas: proteína de inseto, desinfetante, proteína microbiana, ectoína e ácido caproico.

Todas as cadeias de valor são baseadas em novos bioprocessos e/ou biofermentadores inovadores combinados com processos sustentáveis a jusante, que serão validados à escala de demonstração numa fábrica de cerveja industrial.

Uma redução de pelo menos 45% de redução da pegada de carbono em cada cadeia de valor. A avaliação dos impactos do CHEERS irá para além da clássica ACV e abrangerá impactos mais amplos, como a biodiversidade e a utilização dos solos. A empresa de cervejas MAHOU é a coordenadora do projeto e líder da exploração, juntamente com 11 parceiros de 5 países europeus, incluindo fornecedores de tecnologia, utilizadores finais e entidades de investigação. O CHEERS contribuirá para uma abordagem de biorrefinaria com “zero resíduos”, totalmente alinhada com o Pacto Ecológico Europeu, o Plano de Ação para a Economia Circular e a Estratégia para a Bioeconomia, e promoverá a compreensão das cadeias de valor baseadas na biotecnologia através do envolvimento de intervenientes relevantes, desde pequenas indústrias de base biológica até aos consumidores.

Mais informações

dados estatísticos

Exportações Indústria Alimentar (milhões de euros)

  • 615
  • 748
  • 600
  • 674
  • 801
  • 774

Exportações 2023 - 2024

  • 790
  • 774

Subscreva a nossa newsletter

Acompanhe todas as novidades

Subscrever
Linkedin
mail