Nº 29 | 2 março 2018

Editorial

Pedro Queiroz | Diretor-Geral

Em mais uma semana de contrastes, a FIPA envolveu-se no pertinente debate sobre a internacionalização da fileira agroalimentar, numa perspetiva da união de esforços entre os vários atores e sob o reconhecimento de que a indústria nacional tem provas dadas ao nível da qualidade dos seus produtos e um enorme potencial para valorizar a nossa produção primária. Esta iniciativa partiu do Governo, em particular do Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, ao qual se juntou Luís Vieira, Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, num claro reconhecimento da importância desta fileira para a economia nacional. Do outro lado da balança fica a campanha lançada pelo Ministério da Saúde sobre o consumo excessivo de açúcar. A FIPA tem estado sempre ao lado de iniciativas que visem a melhoria da informação e sensibilização dos consumidores, mas não pode aceitar que entidades publicas o façam sem qualquer critério de rigor e que, tal como foi feito, venham expor com conotações negativas, embalagens de produtos que facilmente se associam a determinadas marcas e a porções de consumo que nada têm a ver com a realidade. É pena que a sede mediática afaste o investimento público em informação séria e ponderada e que venha cultivar perceções negativas sobre determinados produtos, em particular numa altura em que indústria e Governo pretendem definir em conjunto um caminho sensato de adaptação nutricional às novas exigências da sociedade. 


FIPA debateu internacionalização

Competitividade

FIPA debateu internacionalização

Cadeia de valor da produção e transformação agroalimentar debateu estratégias para a internacionalização e exportação.
Projetar o futuro do Mediterrâneo

Inovação

Projetar o futuro do Mediterrâneo

Programa Interreg MED promove evento "MADE in MED – Crafting the future Mediterranean" que apresentará resultados de 90 projetos.


Food Defense em debate

Consumidor

Food Defense em debate

FIPA participou em Workshop sobre Food Defense, e apresentou alguns casos práticos sobre as ameaças externas aos alimentos.
Ecotrophelia promove roadshow

Inovação

Ecotrophelia promove roadshow

Ecotrophelia Portugal esteve em Coimbra e desafiou estudantes a desenvolver produtos alimentares ecológicos e inovadores.


Parlamento valoriza agroalimentar

Inovação

Parlamento valoriza agroalimentar

Parlamento discutiu criação de plataforma de valorização do setor agroalimentar, promoção de comité científico e reforço da investigação.
Aprovações DGAV mais claras

Competitividade

Aprovações DGAV mais claras

Direção-Geral de Alimentação e Veterinária lança guia de orientação sobre Aprovação de Estabelecimentos do Setor Alimentar.


FOOD & NUTRITION AWARDS 2018

Inovação

FOOD & NUTRITION AWARDS 2018

Candidaturas para a 9ª edição do Food & Nutrition Awards abertas até ao dia 31 de Maio de 2018.
Novos alimentos com critérios

Consumidor

Novos alimentos com critérios

Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos publica guia sobre apresentação de pedidos de autorização de um “novo alimento”.