​O "Spread European Safety - European Economic Interest Grouping" (SPES GEIE) é um Agrupamento Europeu de Interesse Económico, fundado por 13 federações alimentares europeias, entre as quais a FIPA. O objetivo do SPES é facilitar e desenvolver as atividades dos seus membros relevantes para a promoção e execução a nível da União Europeia de estudos sobre a segurança e a qualidade dos alimentos ao longo da cadeia alimentar, bem como a utilização e divulgação dos resultados relevantes.

O Agrupamento foi constituído para facilitar a participação dos seus membros em atividades a serem realizadas no âmbito dos Programas da Quadro da UE (6º, 7º, Horizonte 2020), tais como ações de investigação, desenvolvimento tecnológico e demonstração, bem como a promoção e divulgação dos resultados.

Consulte abaixo os projetos integrados no SPES.


Grant agreement ID: 1833 | Início: 01/12/2019 | Fim: 30/11/2022​

 

O objetivo do Projeto DAINME-SME é melhorar a economia circular das PME de laticínios, nos países do Mediterrâneo. Este objetivo será alcançado através da introdução de tecnologias inovadoras e do desenvolvimento de novos produtos lácteos valiosos.

O DAINME-SME faz parte do programa PRIMA, apoiado pelo programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia.

 


​​​ 

Grant agreement ID: 847040 | Início:  01/09/2019 | Fim: 31/08/2022 

 

A refrigeração de alimentos durante o transporte, processamento e armazenamento aumenta o consumo de energia na cadeia de abastecimento. O objetivo geral do Projeto ICCEE, financiado pela UE, é reduzir o consumo de energia e as emissões de gases com efeito estufa no setor europeu de armazenamento de alimentos pelo frio por meio da aplicação de equipamentos mais eficientes, de acordo com a política europeia. ​

 


​​ 

Grant agreement ID: 774293  | Início:  01/10/2018 | Fim30/09/2023 

 

O Projeto SWEET é apoiado por um consórcio de 29 parceiros pan-europeus nas áreas da investigação, indústria e consumidores, que irão desenvolver e rever evidências dos benefícios e potenciais riscos, a longo prazo, envolvidos na substituição dos açúcares por edulcorantes e outros aditivos que intensificam a doçura dos edulcorantes, no contexto de segurança e saúde pública, obesidade e sustentabilidade.

Este é um projeto multidisciplinar de cinco anos, que envolve partes interessadas de toda a cadeia alimentar, financiado pelo programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia, ao abrigo do contrato de subvenção n.º 774293.

 


​ 

Interreg – Testing Project Nb 1049 | Início: 01/11/2016 | Fim30/04/2019 

 

O projeto "Uptake of the Product Environmental Footprint across the MED agrofood regional productive systems to enhance innovation and market value - PEFMED" pretendeu testar, em clusters e na cadeia de abastecimento, a pegada ambiental de uma variedade de produtos, com os objetivos finais de (1) incentivar intervenções sistémicas e focadas de ecoinovação com vista a tornar o setor agroalimentar mais ”verde”, (2) aumentar o valor de mercado das produções compatíveis com o PEF e orientar uma mudança de mentalidades ao nível do modelo tradicional da produção agroalimentar com vista à abordagem PEF e (3) apoiar os objetivos da Estratégia de Especialização Inteligente (RIS3) relacionados com a inovação na agroindústria e na produção industrial.
Apoio financeiro: Programa de Financiamento Interreg MED Programa de Cooperação Transnacional 
Orçamento do projeto: 2,4 M €, FEDER 2,1 M €
Referência: Projeto cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional

 


For Call: H2020-EE-2015-3-MarketUptake | Topic: EE-09-2015 | Início: 01/02/2016 | Fim01/02/2018

 

O objetivo global do EU-MERCI (EU coordinated MEthods and procedures based on Real Cases for the effective implementation of policies and measures supporting energy efficiency in the Industry) foi apoiar, de forma coordenada, o aumento da eficiência energética nos processos industriais, tendo como base a experiência em casos concretos. 

Comunicado de imprensa
Comunicado de imprensa - lançamento do site

 


Grant Agreement: 554312-EPP-1-2014-1-AT-EPPKA2-KA | Início: 01/04/2015 | Fim: 01/04/2018

 

O projeto europeu EU FOOD-STA (European Food Studies & Training Alliance), cofinanciado no âmbito do programa ERASMUS+, teve como objetivo estabelecer e fornecer um quadro necessário para a colaboração entre a indústria e o setor académico, a fim de permitir o intercâmbio de conhecimentos, necessidades, ideias, formação e pessoal.

Utilizou resultados de projetos anteriores, como por exemplo do Track_Fast e do TRAFOON (financiados pelo FP7), para completá-los com novas informações da rede de empresas envolvidas e correlacioná-los com as propostas das organizações participantes. Pretendeu ainda desenvolver um centro FOOD-STA para fornecer o quadro jurídico e organizacional que falta para a colaboração entre empresas alimentares europeias e instituições de ensino.  

 


Grant Agreement: 289397 | Início: 01/01/2012 | Fim01/01/2016

O principal objetivo do Projeto TeRiFiQ foi atingir reduções binárias significativas do teor de sódio/gorduras e gorduras/açúcar nos géneros alimentícios mais consumidos na Europa, ao mesmo tempo que é assegurada qualidade nutricional e sensorial, a segurança e acessibilidade para a indústria e para os consumidores. Foi objetivo do projeto garantir uma ampla adoção da tecnologia à escala europeia.

Resultados do Projeto:
Infosheet 1 - Libertação de sabor e alterações de perceção induzidas pela redução de gordura e de sódio em queijos.
Infosheet 2 - Libertação de sabor e alterações de perceção induzidas pela redução de gordura e de sódio em emulsões.
Infosheet 3 - Produção industrial de molhos para pizza e de cremes doces com teores reduzidos de gordura, sal e açúcar.
Infosheet 4 - Produção industrial de salsichas curadas com teores reduzidos de sal e gordura.
Infosheet 5 - A influência da redução de sal no processo global de maturação e na qualidade sensorial/aceitabilidade geral de queijos de pasta semi-dura e de pasta mole com bolor.
Infosheet 6 - Avaliação da qualidade nutricional, desempenho sensorial e aceitação do consumidor de muffins e madalenas.

 


Grant Agreement: 266486 | Início: 01/05/2011 | Fim01/05/2016

 

As pessoas estão a viver mais. O aumento dos padrões e estilos de vida e uma melhor educação, bem como um maior acesso a cuidados de saúde de qualidade, faz com que possamos esperar viver até aos 78 anos, um aumento de seis anos quando comparado com 1980. Contudo, os dados demonstram que os europeus vivem pouco mais de 60 anos sem estarem limitados nas suas atividades diárias por problemas de saúde. O que podemos fazer para que as pessoas possam ser mais saudáveis, por mais tempo? Considerando que uma grande fração da população europeia tem mais de 65 anos – prevê-se que chegue a 40% em 2030 – prevenir doenças relacionadas com a idade reduzirá os custos médicos e sociais associados.

Este foi o tema do projeto financiado pela Comissão Europeia denominado NU-AGE, que visou criar novas estratégias alimentares que atendam às necessidades específicas da população idosa na Europa.
 


Grant Agreement: 245025 | Início: 01/09/2010 | Fim01/09/2014

 

O projeto AFTER (African Food Tradition rEvisited by Research) envolveu sete países africanos: Benim, Camarões, Egipto, Madagáscar, Senegal, Gana e África do Sul e quatro países da União Europeia: França, Portugal, Itália e Reino Unido. Abrangeu dez produtos tradicionais, representam três principais categorias de produtos:

  • Produtos fermentados à base de cereais (Akpan, Gowe, kenkey, Kishk Sa'eedi);

  • Peixe fermentado e carne salgada (Lanhouin, Kitoza, Kong);

  • Extratos de plantas tradicionais para alimentos funcionais (Bissap, Compra, Jaabi).

 


Grant Agreement: 289327 | Início: 01/03/2012 | Fim: 01/03/2014

 

O projeto FoodManufuture apresentou como principal objetivo realizar um estudo conceptual, que servirá de base para a tomada de decisão acerca do desenvolvimento uma infraestrutura europeia de investigação sobre produção alimentar, que permite aumentar a competitividade e a inovação no setor fabril, através de investigação de ponta, transferência de conhecimento dedicada e educação motivacional.

 


Grant Agreement: 227220 | Início: 01/11/2009 | Fim: 01/11/2013

 

TRACK_ FAST (Training Requirements and Careers for Knowledge-Baseb Food Science and Technology in Europe) foi um projeto, cujo propósito foi a identificação de carreiras e necessidades de formação ao longo da vida dos Engenheiros Alimentares (Food Scientists and Technologists - FST), e a implementação de uma estratégia Europeia para recrutamento dos próximos líderes na área alimentar.

 


Grant Agreement: FOOD -CT-2006-016264 | Início: 01/05/2006 | Fim: 01/05/2010

 

O projeto TRUEFOOD visou a melhoria da qualidade e da segurança alimentar dos sistemas europeus de produção de Alimentos Tradicionais bem como o aumento do valor acrescentado e a introdução de inovações através de atividades de investigação, demonstração, disseminação e formação.

 


Grant Agreement: COLL-CT-2005-516415 | Início: 02/01/2006 | Fim01/07/2009

 

O projeto ICARE (Impeding neo-formed Contaminants Accumulation to Reduce their health Effects) assentou em duas estratégias de ação: dotar as Pequenas e Médias Empresas (PME) do setor agroalimentar de ferramentas analíticas e tecnológicas apropriadas para controlar a formação de novos contaminantes e desenvolver um estudo para fornecer à União Europeia diretrizes e bases de dados científicos sobre o controlo de novos contaminantes em alimentos processados.

dados estatísticos

Exportações Indústria Alimentar (milhões de euros)

  • 495
  • 525
  • 581

Exportações 2021 - 2022

  • 493
  • 581

FIPA NOTÍCIAS

>
Remova aqui o seu email
FIPA - Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares
Remova aqui o seu email
Linkedin
mail