O "Spread European Safety - European Economic Interest Grouping" (SPES GEIE) é um Agrupamento Europeu de Interesse Económico, fundado por 13 federações alimentares europeias, entre as quais a FIPA. O objetivo do SPES é facilitar e desenvolver as atividades dos seus membros relevantes para a promoção e execução a nível da União Europeia de estudos sobre a segurança e a qualidade dos alimentos ao longo da cadeia alimentar, bem como a utilização e divulgação dos resultados relevantes.
O Agrupamento foi constituído para facilitar a participação dos seus membros em atividades a serem realizadas no âmbito dos Programas da Quadro da UE (6º, 7º, Horizonte 2020), tais como ações de investigação, desenvolvimento tecnológico e demonstração, bem como a promoção e divulgação dos resultados.
Consulte abaixo os projetos integrados no SPES.
Grant agreement ID: 101084222 | Início: 01/01/2023 | Fim: 31/12/2025
O Projeto Wasteless é um projecto de investigação aplicada, que visa medir e monitorizar as perdas e desperdícios alimentares na UE. Irá desenvolver e testar uma mistura de ferramentas e metodologias inovadoras para a medição e monitorização das perdas e resíduos alimentares (FLW), irá recomendar um quadro metodológico harmonizado para a quantificação das FLW, e irá desenvolver uma Caixa de Ferramentas sistémica de apoio à decisão dirigida a todos os intervenientes na cadeia de valor alimentar. Além disso, a WASTELESS levará a cabo actividades de investigação sobre processos e fluxos inovadores para valorizar o inevitável FLW.
O Wasteless é financiado pelo programa de Investigação e Inovação Horizon Europe da União Europeia.
Grant agreement ID: 1833 | Início: 01/12/2019 | Fim: 30/04/2023
O objetivo do Projeto DAINME-SME é melhorar a economia circular das PME de laticínios, nos países do Mediterrâneo. Este objetivo será alcançado através da introdução de tecnologias inovadoras e do desenvolvimento de novos produtos lácteos valiosos.
O DAINME-SME faz parte do programa PRIMA, apoiado pelo programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia.
Grant agreement ID: 847040 | Início: 01/09/2019 | Fim: 31/08/2022
A refrigeração de alimentos durante o transporte, processamento e armazenamento aumenta o consumo de energia na cadeia de abastecimento. O objetivo geral do Projeto ICCEE, financiado pela UE, é reduzir o consumo de energia e as emissões de gases com efeito estufa no setor europeu de armazenamento de alimentos pelo frio por meio da aplicação de equipamentos mais eficientes, de acordo com a política europeia.
Grant agreement ID: 774293 | Início: 01/10/2018 | Fim: 30/09/2023
O Projeto SWEET é apoiado por um consórcio de 29 parceiros pan-europeus nas áreas da investigação, indústria e consumidores, que irão desenvolver e rever evidências dos benefícios e potenciais riscos, a longo prazo, envolvidos na substituição dos açúcares por edulcorantes e outros aditivos que intensificam a doçura dos edulcorantes, no contexto de segurança e saúde pública, obesidade e sustentabilidade.
Este é um projeto multidisciplinar de cinco anos, que envolve partes interessadas de toda a cadeia alimentar, financiado pelo programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia, ao abrigo do contrato de subvenção n.º 774293.
Interreg – Testing Project Nb 1049 | Início: 01/11/2016 | Fim: 30/04/2019
O projeto "Uptake of the Product Environmental Footprint across the MED agrofood regional productive systems to enhance innovation and market value - PEFMED" pretendeu testar, em clusters e na cadeia de abastecimento, a pegada ambiental de uma variedade de produtos, com os objetivos finais de (1) incentivar intervenções sistémicas e focadas de ecoinovação com vista a tornar o setor agroalimentar mais ”verde”, (2) aumentar o valor de mercado das produções compatíveis com o PEF e orientar uma mudança de mentalidades ao nível do modelo tradicional da produção agroalimentar com vista à abordagem PEF e (3) apoiar os objetivos da Estratégia de Especialização Inteligente (RIS3) relacionados com a inovação na agroindústria e na produção industrial.
Apoio financeiro: Programa de Financiamento Interreg MED Programa de Cooperação Transnacional
Orçamento do projeto: 2,4 M €, FEDER 2,1 M €
Referência: Projeto cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
For Call: H2020-EE-2015-3-MarketUptake | Topic: EE-09-2015 | Início: 01/02/2016 | Fim: 01/02/2018
O objetivo global do EU-MERCI (EU coordinated MEthods and procedures based on Real Cases for the effective implementation of policies and measures supporting energy efficiency in the Industry) foi apoiar, de forma coordenada, o aumento da eficiência energética nos processos industriais, tendo como base a experiência em casos concretos.
Comunicado de imprensa
Comunicado de imprensa - lançamento do site
Grant Agreement: 554312-EPP-1-2014-1-AT-EPPKA2-KA | Início: 01/04/2015 | Fim: 01/04/2018
O projeto europeu EU FOOD-STA (European Food Studies & Training Alliance), cofinanciado no âmbito do programa ERASMUS+, teve como objetivo estabelecer e fornecer um quadro necessário para a colaboração entre a indústria e o setor académico, a fim de permitir o intercâmbio de conhecimentos, necessidades, ideias, formação e pessoal.
Utilizou resultados de projetos anteriores, como por exemplo do Track_Fast e do TRAFOON (financiados pelo FP7), para completá-los com novas informações da rede de empresas envolvidas e correlacioná-los com as propostas das organizações participantes. Pretendeu ainda desenvolver um centro FOOD-STA para fornecer o quadro jurídico e organizacional que falta para a colaboração entre empresas alimentares europeias e instituições de ensino.
Grant Agreement: 289397 | Início: 01/01/2012 | Fim: 01/01/2016
O principal objetivo do Projeto TeRiFiQ foi atingir reduções binárias significativas do teor de sódio/gorduras e gorduras/açúcar nos géneros alimentícios mais consumidos na Europa, ao mesmo tempo que é assegurada qualidade nutricional e sensorial, a segurança e acessibilidade para a indústria e para os consumidores. Foi objetivo do projeto garantir uma ampla adoção da tecnologia à escala europeia.
Resultados do Projeto:
Infosheet 1 - Libertação de sabor e alterações de perceção induzidas pela redução de gordura e de sódio em queijos.
Infosheet 2 - Libertação de sabor e alterações de perceção induzidas pela redução de gordura e de sódio em emulsões.
Infosheet 3 - Produção industrial de molhos para pizza e de cremes doces com teores reduzidos de gordura, sal e açúcar.
Infosheet 4 - Produção industrial de salsichas curadas com teores reduzidos de sal e gordura.
Infosheet 5 - A influência da redução de sal no processo global de maturação e na qualidade sensorial/aceitabilidade geral de queijos de pasta semi-dura e de pasta mole com bolor.
Infosheet 6 - Avaliação da qualidade nutricional, desempenho sensorial e aceitação do consumidor de muffins e madalenas.
Grant Agreement: 266486 | Início: 01/05/2011 | Fim: 01/05/2016
As pessoas estão a viver mais. O aumento dos padrões e estilos de vida e uma melhor educação, bem como um maior acesso a cuidados de saúde de qualidade, faz com que possamos esperar viver até aos 78 anos, um aumento de seis anos quando comparado com 1980. Contudo, os dados demonstram que os europeus vivem pouco mais de 60 anos sem estarem limitados nas suas atividades diárias por problemas de saúde. O que podemos fazer para que as pessoas possam ser mais saudáveis, por mais tempo? Considerando que uma grande fração da população europeia tem mais de 65 anos – prevê-se que chegue a 40% em 2030 – prevenir doenças relacionadas com a idade reduzirá os custos médicos e sociais associados.
Este foi o tema do projeto financiado pela Comissão Europeia denominado NU-AGE, que visou criar novas estratégias alimentares que atendam às necessidades específicas da população idosa na Europa.
Grant Agreement: 245025 | Início: 01/09/2010 | Fim: 01/09/2014
O projeto AFTER (African Food Tradition rEvisited by Research) envolveu sete países africanos: Benim, Camarões, Egipto, Madagáscar, Senegal, Gana e África do Sul e quatro países da União Europeia: França, Portugal, Itália e Reino Unido. Abrangeu dez produtos tradicionais, representam três principais categorias de produtos:
Produtos fermentados à base de cereais (Akpan, Gowe, kenkey, Kishk Sa'eedi);
Peixe fermentado e carne salgada (Lanhouin, Kitoza, Kong);
Extratos de plantas tradicionais para alimentos funcionais (Bissap, Compra, Jaabi).
Grant Agreement: 289327 | Início: 01/03/2012 | Fim: 01/03/2014
O projeto FoodManufuture apresentou como principal objetivo realizar um estudo conceptual, que servirá de base para a tomada de decisão acerca do desenvolvimento uma infraestrutura europeia de investigação sobre produção alimentar, que permite aumentar a competitividade e a inovação no setor fabril, através de investigação de ponta, transferência de conhecimento dedicada e educação motivacional.
Grant Agreement: 227220 | Início: 01/11/2009 | Fim: 01/11/2013
TRACK_ FAST (Training Requirements and Careers for Knowledge-Baseb Food Science and Technology in Europe) foi um projeto, cujo propósito foi a identificação de carreiras e necessidades de formação ao longo da vida dos Engenheiros Alimentares (Food Scientists and Technologists - FST), e a implementação de uma estratégia Europeia para recrutamento dos próximos líderes na área alimentar.
Grant Agreement: FOOD -CT-2006-016264 | Início: 01/05/2006 | Fim: 01/05/2010
O projeto TRUEFOOD visou a melhoria da qualidade e da segurança alimentar dos sistemas europeus de produção de Alimentos Tradicionais bem como o aumento do valor acrescentado e a introdução de inovações através de atividades de investigação, demonstração, disseminação e formação.
Grant Agreement: COLL-CT-2005-516415 | Início: 02/01/2006 | Fim: 01/07/2009
O projeto ICARE (Impeding neo-formed Contaminants Accumulation to Reduce their health Effects) assentou em duas estratégias de ação: dotar as Pequenas e Médias Empresas (PME) do setor agroalimentar de ferramentas analíticas e tecnológicas apropriadas para controlar a formação de novos contaminantes e desenvolver um estudo para fornecer à União Europeia diretrizes e bases de dados científicos sobre o controlo de novos contaminantes em alimentos processados.
Grant agreement ID: 1833 | Início: 01/12/2019 | Fim: 30/04/2023
O objetivo do Projeto DAINME-SME é melhorar a economia circular das PME de laticínios, nos países do Mediterrâneo. Este objetivo será alcançado através da introdução de tecnologias inovadoras e do desenvolvimento de novos produtos lácteos valiosos.
O DAINME-SME faz parte do programa PRIMA, apoiado pelo programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia.
Grant agreement ID: 847040 | Início: 01/09/2019
Subscreva a nossa newsletter
Acompanhe todas as novidades
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os Termos e Condições e a Política de Privacidade aqui transcritos abrangem todo o site da FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (adiante designada por FIPA).
Termos e Condições e Política de Privacidade
Se alguma vez pretender entrar em contacto com a FIPA poderá fazê-lo:
por carta para a morada: Rua da Junqueira, nº 39 – Edifício Rosa 1.º piso, 1300-307 Lisboa
por telefone através do nº: +351 217 938 679
ou ainda através do e-mail indicado abaixo.
O acesso e a utilização deste site é da inteira responsabilidade do utilizador, e estão sujeitos à aceitação dos Termos e Condições e da Política de Privacidade aqui transcritos ao abrigo das Leis da República Portuguesa.
A FIPA pode alterar os Termos e Condições ou rever a Política de Privacidade aqui transcritos, sendo da responsabilidade do utilizador ler e rever os mesmos sempre que aceda ao site por forma a tomar conhecimento de quaisquer alterações efectuadas.
Termos e Condições
Copyright e outros direitos de propriedade
O conteúdo do site, incluindo desenhos, logótipos, texto, imagens, materiais áudio e de vídeo, é propriedade da FIPA, a menos que indicado de outro modo, e está protegido nos termos gerais de direito e pela legislação nacional e internacional de protecção da Propriedade Intelectual. Não é permitido exibir, reproduzir, distribuir, modificar, transmitir ou usar os conteúdos de forma alguma, para nenhum propósito público ou comercial sem o prévio e expresso consentimento por escrito da FIPA.
No entanto, o utilizador pode imprimir qualquer excerto de material contido neste site desde que o mesmo não seja alterado de maneira alguma, seja para uso pessoal e não-comercial, contemplando a indicação da fonte e dos direitos de autor, e desde que outra indicação de propriedade não seja removida.
Os conteúdos das páginas deste site estão protegidos por Direitos de Autor e Direitos Conexos, Direitos de Propriedade Industrial e pela Lei da Criminalidade Informática.
Algumas partes do site podem conter imagens que são alvo de direitos de copyright dos seus fornecedores (como por exemplo as fotos de banco de imagens).
Todas as marcas registadas (nomes de marca, logótipos) presentes neste site são propriedade ou utilizadas sob licença da FIPA.
Embora os dados pessoais que nos são fornecidos estejam ao abrigo do definido na Política de Privacidade aqui publicada, qualquer informação ou outro conteúdo que o utilizador transmita para estes sites, seja através de correio electrónico, mensagem para grupo de discussão, envio de ficheiros ou de outro modo, será considerado como não confidencial e não reservado. Ao transmitir conteúdos para este site, o utilizador automaticamente concede à FIPA todos os direitos e propriedades exclusivas sobre esses mesmos conteúdos, concordando na sua utilização livre e inequívoca.
Conteúdos e garantias
A informação presente neste site foi incluída de boa fé e serve exclusivamente para informação geral, sendo a sua utilização de risco exclusivo do utilizador.
Este site e seus conteúdos são fornecidos sem garantias de tipo algum, sejam garantias implícitas de comercialização, não-infração de direitos de terceiros e adequação a um propósito particular. Do mesmo modo, não é dada qualquer garantia de que o acesso a este site seja ininterrupto ou isento de erros, isento de vírus ou de outro material prejudicial, ou de que as informações neste site contidas sejam completas, precisas ou oportunas.
A FIPA reserva-se ao direito de realizar alterações e correcções, suspender ou encerrar o site quando considerar apropriado e sem necessidade de pré-aviso a qualquer membro ou entidade.
A FIPA não filtra ou monitoriza previamente o conteúdo transmitido a este site por terceiros e não é responsável pela filtragem ou monitorização de nenhum conteúdo deste tipo. Caso notificada, a FIPA pode investigar uma alegação de que o conteúdo transmitido a este site está a violar os Termos e Condições e pode determinar se fará com que a informação seja removida deste site.
A FIPA não assume responsabilidade ou obrigação por qualquer acção ou conteúdo transmitidos por ou entre o utilizador ou quaisquer terceiros dentro ou fora deste site.
Não obstante, o utilizador concorda em não transmitir a este site nenhum conteúdo ilícito, ameaçador, acusatório, difamatório, obsceno, escandaloso, pornográfico ou profano, ou qualquer outro conteúdo que possa constituir ou encorajar conduta que viole alguma lei. A FIPA cooperará plenamente com quaisquer autoridades competentes para a aplicação da lei ou despacho de tribunal solicitando ou ordenando à FIPA que revele a identidade ou ajude a identificar ou localizar qualquer pessoa que transmita tal conteúdo.
Responsabilidade, uso e risco
A FIPA e todos os seus responsáveis legais, directores e empregados, bem como qualquer outra parte envolvida na criação, produção, manutenção ou implementação deste site, não será responsável perante qualquer utilizador do site, por qualquer possível dano, prejuízo ou lesão (incluindo qualquer perda de lucro cessante e danos morais, indirecta, acidental ou consequente perda) que advenham da utilização correcta ou incorrecta deste site e seu conteúdo, do acesso ao computador ou sistema informático do utilizador por terceiros, vírus, etc.
Este site contem links para sites de terceiros. Estes links são fornecidos unicamente para a conveniência e acessibilidade do utilizador. A FIPA não endossa o conteúdo de qualquer desses sites de terceiros e não são responsáveis pelo conteúdo de qualquer desses sites. O acesso e visita a qualquer desses sites de terceiros são conduzidos por inteiro risco do utilizador.
Está expressamente proibida a utilização do site para fins ilegais ou quaisquer outros fins que possam ser considerados indignos da imagem da FIPA. A usurpação, contrafacção, aproveitamento do conteúdo usurpado ou contrafeito, a identificação ilegítima e a concorrência desleal são puníveis criminalmente.
É também proibido ao utilizador criar ou introduzir neste site quaisquer tipos de vírus ou programas que o danifiquem ou contaminem ou aconselhar terceiros a fazê-lo. Os infractores serão alvo de processo criminal.
Política de Privacidade
Informação pessoal recolhida
A FIPA está empenhada em proteger a privacidade dos utilizadores do seu site e apenas recolhe as informações pessoais que nos forem fornecidas voluntariamente, sendo apenas utilizadas para os fins a que se destinam.
Não recolhemos informação pessoal que o possa identificar ou que diga respeito a elementos pessoais seus, sem o seu consentimento. Podemos, deste modo, recolher e guardar informação que voluntariamente decidiu fornecer-nos, incluindo, mas não limitando, informação pessoal individualizada, como o seu nome, morada, endereço de correio electrónico e número de telefone.
Quando o utilizador visita e subscreve alguma das funcionalidades disponíveis no nosso site, podemos ter necessidade de recolher alguns dos seus dados pessoais para lhe podermos remeter a informação ou esclarecimento que nos solicitou.
Existem outros tipos de informações, neste caso não pessoais e não individualizadas, que registamos apenas para nos ajudar a manter o nosso site útil e garantir uma boa experiência de navegação para quem os visita. São as informações que normalmente por definição são registadas através da janela de navegação na internet (“browser”) como sejam: o endereço de protocolo de internet pelo qual os utilizadores tiveram acesso ao site, o endereço na internet do site que o trouxe directamente ao nosso site, páginas do site mais visitadas, tipo de browser, sistema operativo, etc.
Os menores de 18 anos deverão obter autorização dos pais ou tutores antes de acederem ou disponibilizarem dados pessoais ao site da FIPA.
Segurança e utilização da informação
A FIPA compromete-se a assegurar a privacidade dos visitantes do seu site na Internet. A FIPA não vende nem aluga a terceiros qualquer dado pessoal enviado pelos utilizadores do nosso site.
Conservação de informação pessoal
Após a recolha de informação pessoal individualizada que voluntariamente nos transmitiu, a FIPA procederá à sua conservação e manutenção até instruções em contrário, ou até que a lei exija a respectiva eliminação. A conservação dessa informação permite que a FIPA continue a fornecer serviços personalizados sem interrupção.
Qualquer utilizador poderá livremente optar por fornecer, ou não, qualquer informação pessoal individualizada. Nestes termos, caso não queira receber comunicações da parte da FIPA mesmo depois de nos ter fornecido os seus dados, por favor dirija-se por escrito a
FIPA
Rua da Junqueira, nº 39 – Edifício Rosa 1.º piso
1300-307 Lisboa
Portugal
ou através do e-mail indicado abaixo
Cookies
A FIPA poderá colocar periodicamente informações no computador dos utilizadores, de modo a poder identificar a utilização efectuada pelos visitantes.
Estas informações são normalmente designadas por "cookies" (pequenos ficheiros de informação que os sites enviam para o disco rígido dos computadores que a eles acedem). Os “cookies” servem para que o computador memorize determinadas informações referentes ao site que facilitam o acesso e o carregamento dos mesmos sempre que o utilizador os visita. Ao indicarem como e quando os visitantes utilizam o site, estas informações ajudam a FIPA a melhorar o seu site.
É possível definir a maioria dos “browsers” de modo a ser notificado sobre a recepção de um "cookie" e até bloquear a respectiva entrada no seu sistema. No entanto, a recusa de cookies no site que se está a visitar pode resultar na impossibilidade de ter acesso a algumas áreas do site ou de receber informação personalizada.
Toda e qualquer questão emergente desta Política de Privacidade deverá ser dirigida por escrito a
FIPA
Rua da Junqueira, nº 39 – Edifício Rosa 1.º piso
1300-307 Lisboa
Portugal
ou através do e-mail indicado abaixo
Links relacionados
E-mail de contacto: