Guia Orientativo para o Estabelecimento de Porções para a Rotulagem Nutricional

Este Guia surgiu no âmbito do Grupo de Trabalho Porções do Programa PortFIR - Plataforma Portuguesa de Informação Alimentar, coordenado pela FIPA, e visa uniformizar a indicação da porção como unidade para apresentação da informação nutricional nos rótulos dos géneros alimentícios.

Pode aceder ao Guia aqui.
 



Guia "À Mesa: 100 Mitos"

Esta publicação tem por objectivo chamar a atenção para algumas questões que podem configurar “iliteracia alimentar”. Foram questões escolhidas aleatoriamente, que têm surgido com bastante frequência e por isso urge “desmistificá-las” ou esclarecer.

Pode aceder ao Guia aqui.
 



Guia sobre Aromas

O Guia relativo aos aromas e a determinados ingredientes alimentares com propriedades aromatizantes utilizados nos e sobre os géneros alimentícios destina-se a proporcionar um entendimento comum das questões mais importantes a ter em conta pelos operadores do setor alimentar, produtores de aromas e outras partes interessadas.

Pode aceder ao Guia aqui.


 

Guia sobre Gestão de Alergéneos

Este Guia estabelece boas práticas na gestão de risco de alimentos alergénicos para os produtores.

Pode aceder ao Guia aqui.
 


 

Caixa de ferramentas para impedir a transferência de hidrocarbonetos de óleos minerais indesejáveis para os alimentos

A “Caixa de ferramentas para impedir a transferência de hidrocarbonetos de óleos minerais indesejáveis para os alimentos” fornece uma visão geral das rotas de entrada de hidrocarbonetos de óleo mineral - tanto as atualmente conhecidas como as possíveis rotas de entrada (a partir de 2017). Com base nestas informações, cada empresa individual pode então rever os seus próprios processos e elaborar medidas respeitantes aos produtos apropriados para a redução da contaminação.

A indústria está comprometida em reduzir a transferência e a ocorrência de hidrocarbonetos de óleo mineral indesejados nos alimentos. Como evidenciado por vários testes de produtos e exames, as medidas aplicadas até agora produziram resultados tangíveis.

Os pré-requisitos para uma prevenção eficaz são a análise de processos, a ampliação dos resultados e sua aplicação rigorosa no nível industrial.

Esta caixa de ferramentas pretende resumir informações básicas e fornecer suporte prático na tomada de decisões.

Pode aceder à Caixa de Ferramentas aqui.

FIPA NOTÍCIAS

Remova aqui o seu email