Guia "À Mesa 100 mitos"

Esta publicação, que contou com a colaboração da FIPA, tem por objetivo chamar a atenção para algumas questões que podem configurar “iliteracia alimentar”. Foram questões escolhidas aleatoriamente, que têm surgido com bastante frequência e por isso urge “desmistificá-las” ou esclarecer.

Pode aceder ao Guia aqui.


Guidelines on Legibility of Labelling

A FoodDrinkEurope, que representa a indústria de alimentos e bebidas da UE, desenvolveu este Guia para fornecer orientações aos fabricantes e autoridades de fiscalização para garantir que todas as informações na embalagem sejam verdadeiras, legíveis e precisas.

Este Código não pretende ser um substituto para a legislação. Destina-se a fornecer recomendações e melhores práticas para ajudar os Operadores de Empresas do Sector Alimentar a garantir a legibilidade da informação fornecida no rótulo. A legibilidade da informação e o cumprimento dos requisitos estabelecidos pela legislação da UE são, em última análise, da responsabilidade do Operador da Empresa Alimentar.

Pode aceder ao Guia aqui.


Guidelines on Food Safety Culture

​​

A FoodDrinkEurope publicou o guia sobre cultura de segurança dos alimentos intitulado “FoodDrinkEurope Guidelines on Food Safety Culture: From Theory to Practice”.

Este guia constitui uma ferramenta de apoio à implementação e dinamização da cultura de segurança dos alimentos, nas empresas que operam no setor alimentar, visando auxiliar os operadores a dar cumprimento ao constante no Regulamento (UE) nº 2021/382 que altera os anexos do Regulamento (CE) nº 852/2004 relativo à higiene dos géneros alimentícios no que se refere à gestão de alergénios alimentares, à redistribuição dos alimentos e à cultura de segurança dos alimentos.

Pode aceder ao Guia aqui.


Voltar para Documentos Temáticos

dados estatísticos

Exportações Indústria Alimentar (milhões de euros)

  • 682
  • 663

Exportações 2023 - 2024

  • 595
  • 663

Subscreva a nossa newsletter

Acompanhe todas as novidades

Subscrever
Linkedin
mail