Sustentabilidade

“Bebidas+Circulares” promove reciclagem

13/09/2021 |

O projeto “Bebidas+Circulares” recolheu, desde final de novembro do passado, mais de 1,2 milhões de embalagens de bebidas em plástico PET, latas de metal e garrafas de vidro, correspondendo a mais de 64 toneladas de materiais encaminhadas para reciclagem.

Resultante de uma parceria entre as associadas da FIPA - APIAM (Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal) e PROBEB (Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas) - e a APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição), com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, esta iniciativa conta com 11 máquinas de devolução automática instaladas em lojas das insígnias retalhistas e no Mercado Municipal de Benfica. Em média são depositadas por dia, em cada máquina, mais de 400 embalagens.

Para reforçar a divulgação do projeto “Bebidas+Circulares” está a decorrer uma campanha de mupis em Lisboa e nas redes sociais, até dia 21 de setembro, bem como várias ações de sensibilização do consumidor nos locais onde estão instaladas as máquinas.

O projeto conta com um orçamento de perto de um milhão de euros, com um financiamento de 90% pelo Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono”, do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu em Portugal para o período 2014-2021, criado na sequência da assinatura de um acordo entre Portugal, a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, o EEA Grants.

Mais informações disponíveis aqui.

FIPA NOTÍCIAS

Remova aqui o seu email