Sustentabilidade

Biodiversidade: medir e monitorizar

03/09/2020 |

O compromisso com a biodiversidade e o desenvolvimento de sistemas alimentares mais sustentáveis está, cada vez mais, no centro das estratégias da indústria alimentar e de bebidas, bem como dos restantes intervenientes da cadeia de valor. 

A contribuir para a concretização de objetivos nesta matéria, o projeto europeu “LIFE Food & Biodiversity - Critérios Efectivos de Biodiversidade para normas e selos do sector alimentar”, que conta com a parceria do Instituto Superior Técnico, acaba de produzir a Ferramenta de Desempenho da Biodiversidade (BPT – “Biodiversity Performance Tool”).

Esta ferramenta, de uso gratuito, destina-se a produtores, consultores, auditores e gestores de produto da fileira alimentar, visando o aprofundamento dos seus conhecimentos sobre os impactos positivos e negativos das suas explorações agrícolas (ou as dos seus clientes e fornecedores) sobre a biodiversidade.

A BPT vem permitir a inserção de dados sobre os elementos da paisagem na exploração, as práticas agrícolas e as atividades formativas e de cooperação, produzindo um diagnóstico e um conjunto de recomendações de medidas a implementar para melhorar o desempenho face à biodiversidade. É acompanhada de um Manual que apoia a inserção dos dados e a interpretação dos resultados e está associada ao Sistema de Monitorização da Biodiversidade.

Este é mais um importante passo no âmbito do projeto europeu “LIFE Food & Biodiversity”, cujo desenvolvimento tem vindo a ser acompanhado pela FIPA e para o qual deu o seu contributo, tendo participado, no final do ano, no encontro prático, que juntou representantes da fileira agroalimentar portuguesa, dedicado ao tema “Indústria Alimentar, Biodiversidade e Alterações Climáticas: que estratégia(s) em Portugal?”

FIPA NOTÍCIAS

Remova aqui o seu email