Sustentabilidade

Embalagens mais sustentáveis

19/09/2019 |

Por ocasião da conferência de alto nível da Circular Plastics Alliance (CPA), a FoodDrinkEurope, em nome da indústria europeia de alimentos e bebidas, assinará uma Declaração com o objetivo de garantir que 10 milhões toneladas de plásticos reciclados chegam a novos produtos até 2025.

A Declaração será assinada por quase 100 atores da cadeia de valor do plástico, incluindo Estados-Membros, autoridades nacionais, empresas e associações setoriais. Além disso, as empresas membros da FoodDrinkEurope e as associações do setor europeu também assinarão a declaração, tornando o setor de alimentos e bebidas o maior apoiante desta iniciativa.

O setor de alimentos e bebidas está há muito tempo envolvido na luta contra a poluição por plásticos, conforme descrito no Roteiro da FoodDrinkEurope para Embalagens Sustentáveis. A Declaração da CPA é, portanto, um passo natural em direção ao nosso principal objetivo, de garantir o uso de embalagens mais sustentáveis para alimentos e bebidas e apoiar a transição para uma economia circular.

A indústria alimentar e das bebidas tem-se esforçado para reduzir o uso de plásticos em embalagens de alimentos e bebidas e explorado materiais alternativos mais sustentáveis, estando disposta a usar os recursos com mais eficiência, em particular aumentando o uso de materiais plásticos reciclados. A Circular Plastics Alliance ajudará a atingir esse objetivo, contribuindo para melhorar os esquemas de recolha, triagem e reciclagem em toda a União Europeia e garantir que a qualidade dos plásticos reciclados seja alta para permitir o uso seguro em materiais de contato com alimentos.

A maior força da Declaração é reunir, pela primeira vez, toda a cadeia de valor do plástico para trabalhar na construção de uma economia circular europeia e no combate à poluição por plásticos. A indústria exorta a Comissão Europeia a desempenhar um papel de liderança na CPA, incentivando o envolvimento de todas as partes interessadas em toda a cadeia de valor, incluindo Estados-Membros e organizações da sociedade civil, e garantindo sinergias e coerência entre as várias iniciativas europeias e globais, em direção ao objetivo comum.

FIPA NOTÍCIAS

Remova aqui o seu email