Sustentabilidade

FIPA debate sustentabilidade

01.10.2020 |

O investimento em práticas sustentáveis deve ser feito tendo por base uma avaliação holística, que considere não só o seu impacto ambiental direto, mas também os impactos de eficiência no funcionamento da cadeia de valor, na relação com parceiros e no posicionamento das empresas e marcas junto do consumidor. Esta foi a principal mensagem deixada por Pedro Queiroz, diretor-geral da FIPA, numa mesa-redonda dedicada ao tema “Sustentabilidade e Mercado”, que aconteceu no âmbito da conferência AGROIN, da IFE.

Um dos exemplos dados pelo representante da FIPA teve por base a questão da sustentabilidade a ser utilizada, ou não, como uma ferramenta de marketing. Neste ângulo, Pedro Queiroz sublinhou a declaração de pegada ecológica de um produto como uma vantagem competitiva, mas deixou a questão  “que produto irá o consumidor escolher, quando tiver de o avaliar pela conjugação entre os critérios nutricionais e a informação do seu impacto ambiental?”.

Sobre este tema acrescentou ainda que se “fala pouco do papel do consumidor, da sua literacia para estes assuntos e da necessidade de se desmistificar modas de consumo relacionadas com a sustentabilidade”, sublinhando, por isso, o papel importante desempenhado pelas empresas no âmbito do marketing responsável por serem estas “o melhor veículo para informar o consumidor”.

Entre os temas abordados estiveram ainda tópicos como eficiência da regulação e regulamentação nestas matérias e a importância das certificações. Em relação a este último tópico, Pedro Queiroz destacou que, embora por vezes sejam aplicadas por serem imposição do mercado, as certificações ambientais devem surgir de uma “vontade cultural” da empresa e serem entendidas não só como um benefício perante o consumidor mas, sobretudo, como um valor acrescentado para a organização.

A mesa-redonda “Sustentabilidade e Mercado” aconteceu a 1 de outubro e contou ainda com contributo de Catarina Pinto Correia, sócia da Vieira de Almeida, e Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca.

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Exportações Indústria Alimentar (milhões de euros)

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Exportações 2023 - 2024

  • 666
  • 775

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