Sustentabilidade

FIPA une-se contra o desperdício

27.10.2020 |

A FIPA defende que o combate ao desperdício alimentar deve ser feito em colaboração com todos os intervenientes da cadeia de abastecimento, desde a produção ao consumidor, passando pela logística, distribuição e retalho. Neste sentido, juntou-se recentemente ao “Unidos Contra o Desperdício”.

Trata-se de um movimento cívico e de sustentabilidade que pretende “tornar habitual o aproveitamento de excedentes, alertar para perdas e desperdícios, incentivar e facilitar a doação das sobras, promover o consumo responsável e assim construir uma verdadeira economia circular”.

Neste âmbito, a FIPA faz também parte da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar em Portugal, tendo a vindo a colaborar em diversos projetos neste campo no sentido de analisar, estudar e recolher dados que permitam uma atuação ainda mais eficaz nesta matéria. A nível europeu, juntou-se à FoodDrinkEurope na iniciativa “Every Cumb Counts”, que agrega um conjunto de boas práticas dirigida à indústria alimentar e das bebidas.

dados estatísticos

Exportações Indústria Alimentar (milhões de euros)

  • 748
  • 589
  • 652
  • 778
  • 793
  • 639

Exportações 2023 - 2024

  • 653
  • 639

Subscreva a nossa newsletter

Acompanhe todas as novidades

Subscrever
Linkedin
mail