Sustentabilidade

Inquérito nacional sobre desperdício alimentar

30/07/2021 |

Portugal avança com o inquérito sobre o desperdício alimentar a nível nacional, de acordo com a lei recentemente publicada em Diário da República.  A data e o prazo para a realização deste inquérito serão determinados pelo Governo, que assegurará também o seu financiamento.

Este inquérito é dirigido aos agentes que atuam nas diversas fases da cadeia alimentar, designadamente na produção, no processamento, no armazenamento, no embalamento, no transporte, na distribuição, na venda e no consumo.

O procedimento metodológico e organização da realização do Inquérito compete agora à Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA), com o tratamento dos dados obtidos a ser feito pelo Instituto Nacional de Estatística, explícita o documento.

Segundo a lei publicada, após a finalização deste estudo, será elaborado um relatório, por parte da CNCDA, com conclusões que devem ser apresentadas de forma sistematizada, clara e objetiva. O documento deverá ser analisado pelo Governo e remetido, depois para a Assembleia da República, devendo dar início a uma discussão pública sobre o seu conteúdo.

A FIPA faz parte da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar em Portugal e, desde a primeira hora, tem vindo a colaborar em diversos projetos neste campo no sentido de analisar, estudar e recolher dados que permitam uma atuação ainda mais eficaz nesta matéria. Considera, por isso, esta iniciativa um passo importante, defendendo também que o combate ao desperdício alimentar deve ser feito em colaboração com todos os intervenientes da cadeia de abastecimento, desde a produção, à indústria, passando pela logística, distribuição, retalho e consumidor.

FIPA NOTÍCIAS

Remova aqui o seu email