Sustentabilidade

PEFMED da Alimentaria

25/03/2019 |

A FIPA promoveu, no âmbito da Alimentria&Horexpo 2019, um evento dedicado ao PEFMED, onde se divulgou os resultados do Projeto. Este evento contou também com a participação do IAPMEI, enquanto entidade gestora de investimentos e financiamento do Portugal 2020.

A sessão teve início com a apresentação de Tiago Rogado, da Caravela Sustentável, empresa especializada em análise de ciclo de vida, sobre os resultados do Projeto PEFMED.

Seguiu-se uma Mesa Redonda, moderada por Teresa Silveira do Jornal Vida Económica, que contou com a participação de Jaime Piçarra da IACA, Mariana Matos da Casa do Azeite, Pedro Cilínio do IAPMEI e Tiago Rogado.

Durante a Mesa Redonda foram dadas as perspetivas dos setores (alimentos compostos para animais e azeite) em relação à aplicação da metodologia PEF e método PEFMED, e os financiamentos nacionais disponíveis para a aplicação desta metodologia nas empresas.

A FIPA é parceira do projeto PEFMED que tem como principais objetivos redução da pegada ambiental e implementação da inovação ecológica ao longo de toda a cadeia de abastecimento agroalimentar. O PEFMED é uma iniciativa industrial de eco inovação na bacia mediterrânica, apoiada pelo Ministério Italiano do Ambiente e participada por sete parceiros europeus de Espanha, França, Eslovénia, Portugal e Grécia.

O PEFMED irá contribuir para tornar o mercado agroalimentar europeu mais verde, mais inovador e transparente através de uma certificação ambiental comum que visa promover tanto a comercialização de produtos "verdes" na Europa como a confiança dos consumidores nos rótulos ecológicos que os acompanham.

FIPA NOTÍCIAS

Remova aqui o seu email