Sustentabilidade

Recolha de PET chega ao milhão

24/07/2020 |

Mais de um milhão de garrafas de bebida em plástico foram entregues nas máquinas de recolha automática instaladas, em março deste ano, em 23 grandes superfícies comerciais de norte a sul do país, no âmbito do projeto-piloto gerido por um consórcio da Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal, da Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).

O balanço foi feito, hoje, pela Secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa, em declarações à Agência Lusa.

Este projeto, financiado pelo Fundo Ambiental, incentiva os cidadãos a depositarem nestas máquinas as garrafas de bebidas do tipo PET, não reutilizáveis, em troca de talões no valor total correspondente às quantidades devolvidas (dois cêntimos por cada garrafa entre 0,1 e 0,5 litros, e cinco cêntimos por cada garrafa acima de 0,5 e até 2 litros). Até à data, foram pagos em vales cerca de 44 mil euros, segundo a Secretária de Estado.

Inês Santos Costa avançou também à Agência Lusa que serão assinados ainda oito contratos de projetos-piloto de sistema de reembolso de depósito de garrafas de bebidas e latas, enquadrados no Programa Ambiente, que decorre do acordo EEA Grants assinado entre Portugal, Noruega, Islândia e Liechtenstein. Estes projetos correspondem a um investimento de seis milhões de euros, com 5,8 milhões financiados pelo EEA Grants.

FIPA NOTÍCIAS

Remova aqui o seu email