Sustentabilidade

WASTELESS para as pessoas e para o planeta!

27.09.2023 |

O Projeto WASTELESS participará no dia 29 de setembro no 4º Dia Internacional de Sensibilização para a Perda e o Desperdício de Alimentos (IDAFLW) e convida todos a agir! Reduzir a perda e o desperdício de alimentos é uma responsabilidade partilhada e está nas mãos de cada um de nós: governos, sector privado, sociedade civil, agências de desenvolvimento, instituições académicas e de investigação e consumidores. Pode sensibilizar os seus pares, aumentar a compreensão do comportamento dos consumidores e do desperdício alimentar, investir em investigação e inovação favoráveis ao clima, trabalhar com as autoridades locais e muito mais e fará uma grande diferença! No final, precisamos de transformar o sistema agroalimentar num sistema mais eficiente, inclusivo, sustentável e resiliente para uma melhor produção, uma melhor nutrição, um melhor ambiente e uma vida melhor.

A FIPA, enquanto membro do SPES, é parceira neste projeto.

O Projeto WASTELESS - Waste Quantification Solutions to Limit Environmental Stress (2023-2025), é um projeto financiado pela União Europeia que reúne a experiência de 29 organizações de 14 países da União Europeia, com a ambição de reduzir a perda e o desperdício de alimentos (PDA) em pelo menos 20% ao ano. O WASTELESS começará por desenvolver um conjunto de ferramentas e metodologias para a medição e monitorização da PDA, que serão testadas em 5 estudos de caso: indústrias, retalhistas, serviços, agregados familiares e um produto alimentar selecionado. Os resultados serão utilizados para recomendar um quadro metodológico harmonizado para a quantificação da PDA e constituirão a base de uma caixa de ferramentas sistémica de apoio à decisão destinada a todos os intervenientes na cadeia de valor alimentar. Além disso, o WASTELESS levará a cabo atividades de investigação sobre processos e fluxos inovadores para valorizar a PDA inevitável. Ao fornecer as ferramentas adequadas para medir e monitorizar a PDA, a iniciativa WASTELESS contribuirá para as prioridades do programa Alimentação 2030 em matéria de clima e ambiente, circularidade e eficiência de recursos, inovação e capacitação das comunidades.

É altura de nos envolvermos! Os nossos esforços coletivos podem fazer a diferença! Mantenha-se ligado à WASTELESS em wastelesseu.com, Twitter e LinkedIn.

 

WASTELESS is funded by the European Union (Grant Agreement No. 101084222). Views and opinions expressed are however those of the author(s) only and do not necessarily reflect those of the European Union or Research Executive Agency. Neither the European Union nor the granting authority can be held responsible for them.

dados estatísticos

Exportações Indústria Alimentar (milhões de euros)

  • 514
  • 634
  • 625
  • 597
  • 566
  • 605

Exportações 2022 - 2023

  • 641
  • 605

Subscreva a nossa newsletter

Acompanhe todas as novidades

Subscrever
Linkedin
mail