Sustentabilidade

Agroalimentar: apostas com energia

14/07/2020 |

A sustentabilidade ambiental e, nomeadamente, a eficiência energética estão cada vez mais presentes nas estratégias de desenvolvimento da indústria agroalimentar. Esta foi uma das grandes mensagens deixadas pela FIPA no webinar “Eficiência Energética Sessions”, através da intervenção de Margarida Bento, Coordenadora de Relações Corporativas e Sustentabilidade.

A responsável sublinhou que o balanço é positivo, visto que a indústria agroalimentar conseguiu já uma redução de 16% no consumo energético, segundo os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) referentes ao período 2010-2018,  estando perto do objetivo de 20% definido pela Estratégia Nacional para a Energia 2020. Salientou ainda que este empenho espelha-se numa equação que revela um aumento do volume de negócios a par de uma diminuição do consumo de energia (entre 2007 e 2018).

Em destaque nesta intervenção esteve também o trabalho desenvolvido pela FIPA através participação ativa no Consórcio Europeu ​SPES GEIE.

Neste âmbito, o empenho da Federação tem vindo a materializar-se na execução de três projetos concretos:  o  EU-MERCI, cujo objetivo global foi apoiar o aumento da eficiência energética nos processos industriais; o PEFMED, que embora não focado diretamente na energia, teve como foco a redução da pegada ambiental na cadeia de abastecimento; e o ICCEE, direcionado ao setor do armazenamento de alimentos pelo frio e com vista à redução do consumo de energia e as emissões de gases com efeito estufa.

Este evento digital contou também com o contributo de João Paulo Calau, Coordenador da Unidade de Indústria da ADENE – Agência para a Energia, e de Rui Sebastian, do BCSD Portugal com a apresentação do projeto GoSafe with ESI.

FIPA NOTÍCIAS

Remova aqui o seu email